A TÜV SÜD, empresa global especializada em ensaios técnicos e certificação, publicou o resultado do teste comparativo das duas mais recentes gerações do Iveco S-Way. Dessa forma, a iniciativa comprovou a promessa da marca de que o modelo mais potente é mais econômico.
O teste, feito em três etapas, ocorreu de 21 a 23 de janeiro de 2025. Assim, os dois modelos da Iveco, o S-Way de 490 cv (da geração anterior) e a novidade S-Way de 500 cv, percorreram a mesma rota. Ou seja, ao longo da rodovia italiana A2 entre as cidades de Villanova d'Asti e Felizziano.
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No total, entre a ida e a volta, os caminhões rodaram 80 km por dia, o que incluiu trechos de aclives. Do mesmo modo, os caminhões carregavam a capacidade máxima. Ou seja, 40,3 toneladas de peso bruto.
Além disso, os modelos utilizaram o mesmo tipo de pneu. Ou seja, do mesmo modelo e medida. Além disso, rodaram nas mesmas condições climáticas e em velocidade de cruzeiro, fixada em 85 km/h. Assim, a única diferença entre eles era o motor, justamente para mostrar o que evoluiu no novo S-Way.
Nova geração de propulsor
Assim, a versão antiga era do S-Way 490. Modelo com 113 mil km rodados. E equipado com um motor Cursor 13 com 490 cv e torque máximo de 245 mkgf, atingido a 900 rpm. Este é ligado à transmissão direta ZF Traxon, bem como ao eixo de tração com relação 2,31.

Dessa forma, esse arranjo permitiu atingir 85 km/h a 1.040 rpm. Além disso, o caminhão ainda estava equipado com espelhos tradicionais e intarder.
Da nova geração, o modelo era um S-Way 500 com 19 mil km rodados. É equipado com um motor XCursor 13, modernizado, que desenvolve 500 cv de potência. O torque máximo, de 265 mkgf, está disponível a partir das 843 rpm.
O modelo trabalha com a caixa de câmbio ZF Traxon de segunda geração com acionamento direto. Na traseira, há um novo eixo com relação 2,17, que permite atingir 85 km/h com apenas 970 rpm.
Além disso, o caminhão tem câmeras em vez de espelhos retrovisores convencionais. E recebeu uma nova geração de freio motor. Assim, podendo dispensar o intarder. Há ainda uma nova geração de controle de cruzeiro HiCruise, com software aprimorado para prever a topografia do terreno.
Além do motor, novo S-Way recebeu aprimoramentos
Ambos os veículos estavam com medidores de vazão para medir consumo de combustível. Nesse sentido, vale ressaltar que os caminhões foram abastecidos no mesmo posto.
Dessa forma, o antigo Iveco S-Way 490 apresentou uma média de 26,35 l/100 km. Enquanto, o modelo mais recenteS-Way 500 apresentou uma média de 23,57 l/100 km. Assim, provando ser 2,78 litros mais econômico. Em outras palavras, isso significa que o novo modelo é 10,54% mais econômico.
Durante o lançamento da nova geração, que chegou ao mercado no início de 2024 na Europa, a Iveco havia prometido que o novo motor chegava a 7% de economia de combustível. E a garantia de economia se dava pelo novo software de controle de cruzeiro que ajudaria na redução de 1,5% de diesel, assim como as câmeras opcionais que substituem os espelhos.