Enquanto a Iveco no Brasil lançou o Daily chassi cabine com câmbio automático, na Europa, a marca apresentou a nova geração de caminhões para 2024. Dessa forma, as famílias Daily, Eurocargo (Tector no Brasil), S-Way e T-Way chegam atualizadas. Nesta atualização, a montadora investiu 1 bilhão de euros, ou seja, algo em torno de R$ 5,3 bilhões na conversão direta.
LEIA MAIS
Nomes de caminhões: veja o significado de letras e números
Caminhão Peterbilt com 7 lugares e 'cama de casal' está à venda; veja o preço
Novo Renault Master tem imagem divulgada e estreia no próximo dia 21
Dessa forma, depois de 48 anos, a marca mostra sua nova identidade visual, com logotipo mais moderno e destacado na grade frontal. Além disso, sob o lema "multienergia", a Iveco também destaca as variadas tecnologias de propulsão em seus caminhões. Por exemplo, há modelos com motores a diesel, a gás, elétricos e a hidrogênio. Além disso, a fabricante anuncia ampla gama de serviços para fornecer soluções completas de mobilidade.
Publicidade
Iveco Daily 2024
O modelo comercial mais leve da Iveco ganhou nova frente, com a grade inteiriça. E chama atenção com detalhes em azul no Daily elétrico.
Por fim, o Daily traz mais porta-objetos a bordo em todas as versões. Assim como suporte para celular e tablets, e carregador por indução. Já o quadro de instrumentos ganhou display de 10 polegadas que exibe todas as informações do veículo. Outra novidade é o sistema de condução semiautônoma que inclui o pacote ADAS. E com relação à propulsão, nada muda. Assim, o caminhão mantém as gamas diesel e elétrica disponíveis por lá.
Eurocargo 2024 (Tetcor)
Com uma reformulação mais acentuada em grande parte da cabine, o Eurocargo ganha painel digital. São duas novas telas para o painel de instrumentos e o multimídia, que agora tem integração com a Alexa, assistente virtual da Amazon.
A gama semipesada também agrega mais segurança. Do mesmo modo, conta com sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres e assistente de mudança de faixa. Assim como controle de cruzeiro adaptativo, entre outros recursos.
A linha Eurocargo traz motor diesel Tector 5 (4,5 litros) e Tector 7 (6,7 litros), este último com potência de 280 cv. Além da nova transmissão automática ZF de 8 velocidades. Ou seja, a mesma que acaba de chegar ao Daily no Brasil.
Novo Iveco S-Way 2024
O carro-chefe da Iveco oferece na linha 2024 uma vida a bordo superior. Por exemplo, incorpora uma nova mesa rebatível ao lado do passageiro. O acessório vai ajudar principalmente naquelas tarefas que requerem uma superfície de trabalho plana. Ao lado da mesa, há uma tomada de carregamento USB. Em relação ao design, destaque para a grade frontal mais encorpada. O caminhão também ganhou câmeras no lugar dos espelhos retrovisores.
Na mecânica, a gama de motores Cursor 13 poupa até 10% no consumo de combustível. Isso graças ao sistema de propulsão completamente renovado, no padrão Euro 6. Além disso, a aerodinâmica está melhor.
Iveco T-Way
O caminhão extrapesado desenvolvido com base no S-Way também ganhou renovação. Dessa forma, herda design e acabamentos internos do irmão rodoviário. A Iveco diz que o conforto na direção é maior para o motorista. Isso graças ao diâmetro do volante reduzido em 450 mm.
Contudo, para melhor capacidade de tração com carga, a gama incorpora um novo eixo traseiro denominado 18X disponível para missões pesadas. Os eixos com redução simples nos cubos de roda também foram reforçados. E o sistema de freio foi melhorado.
Não há informações sobre se a linha receberá a atualização visual no Brasil. Porém, com o crescimento da Iveco no mercado nacional, bem como a expansão da linha de produtos, é possível que a marca lance as novidades da família offroad. É um segmento que a Iveco deixou de atuar após a saída do Trakker, em 2017.