A Iveco revelou várias novidades na abertura da Fenatran 2022, nesta segunda-feira (7). A começar pelo caminhão pesado S-Way com motor a gás de 460 cv e autonomia de até 500 km. Assim como o Tector, também a gás, para operações interurbanas. A versão apresentada na feira tem motor de 210 cv e autonomia de até 300 km. Além disso, a marca italiana mostrou o furgão Daily 100% elétrico com opções de 3,5 a 7,2 toneladas.
Segundo a Iveco, a van Daily elétrica pode receber os mesmos implementos das com motor a diesel. Outra novidade da marca na Fenatran é a transmissão automática Hi-Matic. Ela passa a ser oferecida na linha de semileves e leves a diesel.
Por fim, a Iveco e a Hyundai firmaram parceria na Fenatran para o desenvolvimento de propulsores a hidrogênio. Por enquanto, os executivos estão em conversas para o desenvolvimento da tecnologia globalmente. Mas, segundo Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Produto da Iveco, o Brasil em breve receberá novidades com a tecnologia.
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Motor P8
Conforme a Iveco, um dos diferenciais do modelo é o baixo consumo de diesel. De acordo com dados da fabricante, ante o Hi-Way a redução chega a 15%. O motor é o FPT Cursor 13 de 13 litros, oferecido em três opções de potência. Nas versões com tração 4x2, são 450 cv. Para as 6x2, são 480 cv e, para as 6x4, 540 cv. O torque parte de 250 mkgf.
Além disso, o seis-cilindros em linha traz soluções para atender as regras do Proconve P8. Ou seja, a nova fase do programa brasileiro de redução de emissões, equivalente ao Euro 6. Nesse sentido, o motor tem a tecnologia denominada Hi-eSCR. Em vez de ter o EGR, que faz a recirculação dos gases de escape, há o filtro DPF. Bem como o sistema de oxidação DOC.
No mesmo sentido, o FTP Cursor 13 tem injeção do tipo common rail e turbo de geometria variável e-VGT. A transmissão é a automatizada ZF Traxon de segunda geração. Essa caixa atua em conjunto com o navegador GPS e pode reconhecer a estrada com antecedência. Assim, escolhe a marcha mais adequada quando, por exemplo, houver uma subida ou descida à frente.
Aliás, por falar em declives, o freio-motor é outro destaque do novo Iveco S-Way. De acordo com a marca, a capacidade de frenagem é de 610 cv. Portanto, trata-se de uma das maiores potências de frenagem em caminhões desse segmento no País. O dispositivo tem quatro estágios. Como resultado, há maior eficiência e segurança em frenagens, inclusive as de emergência.
A segurança do Iveco S-Way
No mesmo sentido, o cavalo mecânico tem leitor de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que acelera e freia o caminhão sozinho, conforme o tráfego à frente. Bem como frenagem automática de emergência, que atua sem necessidade de interferência do motorista. Há ainda assistente de partida em rampa e controle eletrônico de tração.
Conforme a Iveco, o S-Way é oferecido no Brasil com duas opções de cabine, de 2.300 mm e 2.500 mm de altura. Além disso, há mais de 15 itens de série, como ar condicionado, central multimídia com conexão com Apple CarPlay e Android Auto e volante multifuncional. Chave presencial e partida do motor por botão também fazem parte do pacote.
O desenho também é totalmente novo. Segundo o diretor de marketing e portfólio de produtos da Iveco, Bernardo Brandão, as soluções aerodinâmicas ajudaram a reduzir o consumo de diesel em 5%. ?`O veículo foi desenvolvido para encarar os desafios mais severos", afirma.
Assistência técnica remota
Juntamente com o caminhão, a Iveco está lançando novos serviços no Brasil. Agora, há a plataforma de gestão de frota batizada pela marca de Iveco On. De acordo com informações da empresa, o objetivo é melhorar a produtividade e garantir a disponibilidade do caminhão.
Nesse sentido, colabora a assistência técnica remota. Ou seja, é possível corrigir eventuais falhas sem que o caminhão tenha de ir a uma concessionária. Por meio do sistema multimídia, o motorista pode conectar o S-Way à central de atendimento da Iveco e receber instruções e atualizações.
Além disso, é possível monitorar, por exemplo, o consumo de combustível e o modo de condução do motorista. Assim, a transportadora pode fazer orientações e preparar treinamentos para melhorar a produtividade. Do mesmo modo, o sistema gera relatórios para o motorista sobre questões ligadas à segurança a bordo.