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Iveco EuroTech roda 3 milhões de km sem abrir motor

Caminhão Iveco fabricado em 2002 comprova a durabilidade, reforça a importância da manutenção preventiva e vira símbolo de resistência nas estradas

Redação

20 de jun, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Iveco EuroTech roda 3 milhões de km sem abrir motor
Iveco
Crédito:Foto: Iveco
Iveco EuroTech roda 3 milhões de km sem abrir motor

O que para muitos seria apenas um caminhão antigo esquecido no pátio de uma transportadora, tornou-se protagonista de uma história de resistência e parceria nas rodovias brasileiras. Um Iveco EuroTech 450E37, ano 2002, ultrapassou a impressionante marca de 3 milhões de quilômetros rodados sem qualquer intervenção no motor.

O responsável pelo feito é o caminhoneiro Carlos Henrique Gonçalves da Silva, que adquiriu o modelo em 2018. Dessa forma, desde então, o EuroTech não parou. Assim, roda peço País transportando cargas secas, como alimentos, produtos de higiene e materiais de limpeza.

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Segundo Carlos, as regiões que o caminhão mais percorre são principalmente os estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso. “Esse caminhão é meu parceiro. Eu conheço o som dele, sei quando algo não vai bem. Mas o mais impressionante é que ele praticamente não dá manutenção”, diz o motorista.

Cuidados e manutenção garantem a longevidade do caminhão

Segundo Carlos, o segredo para manter o caminhão em operação por tanto tempo está no cuidado rigoroso com a manutenção preventiva. Além disso, ele destaca a robustez do motor. “Admiro a exatidão dele. É forte, robusto e valente”, completa.


Iveco EuroTech roda 3 milhões de km sem abrir motor
Adquirido em 2018, pesado da versão 450E37 segue firme nas estradas do Brasil com motor original - Fotos: Iveco

A história chama atenção porque o caminhão foi deixado de lado pela antiga transportadora, que priorizava modelos mais novos. Mas, sob o comando de Carlos, o EuroTech passou a rodar em média 14 mil quilômetros por mês, sem apresentar problemas no motor.

Assim, para o diretor de marketing da Iveco para a América Latina, Carlos Fraga, esse caso reflete a qualidade dos produtos da marca. “Projetamos nossos caminhões para máxima durabilidade, mesmo em condições severas. É motivo de orgulho ver um EuroTech produzido há mais de 20 anos em operação nas estradas brasileiras”, afirma o executivo.

Iveco S-Way assume protagonismo da marca nos pesados

Se o EuroTech mostra robustez, para a Iveco o mais moderno modelo S-Way reafirma a atual estratégia da marca no Brasil. Considerado o caminhão mais potente da marca no País, o S-Way está entre os 10 caminhões pesados mais vendidos de 2025.

Nesse sentido, entre janeiro e maio deste ano, os emplacamentos do modelo cresceram 46%. Enquanto o segmento de caminhões pesados apresentou retração de 21% no mesmo período. Apostando em robustez, economia de combustível e conforto, o S-Way vem conquistando transportadoras e caminhoneiros autônomos.


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