Notícias

Iveco Daily ganha câmbio automático do Lamborghini Urus; veja o preço

Novo Iveco Daily chega com câmbio automático ZF de 8 velocidades, mesma caixa presente em carros como Lamborghini, Range Rover e Rolls-Royce

Andrea Ramos, De Belo Horizonte, Minas Gerais

17 de nov, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Iveco Daily
O Daily com caixa inteligente estreia na versão chassi cabine de 3,5 t
Crédito:Divulgação| Iveco

Iveco Daily Hi Matic, com caixa automática, chegou ao mercado. Por ora, o câmbio vai estrear na versão chassi-cabine. E chega custando a partir de R$ 300 mil. Ou seja, R$ 20 mil reais a mais em relação à versão equivalente com caixa manual. 

Vale ressaltar que nos primeiros 10 meses, o Iveco chassi-cabine tem 36,2% de participação. Portanto, lidera o mercado de chassi-cabine. E nos últimos quatro anos, a mesma versão cresceu 66% no País. 

LEIA MAIS
Nomes de caminhões: veja o significado de letras e números
Caminhão Peterbilt com 7 lugares e 'cama de casal' está à venda; veja o preço
Novo Renault Master tem imagem divulgada e estreia no próximo dia 21


Publicidade

Por essa razão, a expectativa da marca é encerrar 2023 com 8,5 mil unidades vendidas. O que faz sentido para a Iveco iniciar a oferta da caixa inteligente pela versão mais popular.

Seja como for, o Daily com caixa inteligente estreia na gama chassi cabine de 3,5 t. Ou seja, veículo que pode ser guiado por motoristas com CNH na categoria B. Nesse segmento 50% das vendas são direcionadas aos transportadores autônomos. Que demandaram pela transmissão automática. 

Iveco Daily na versão chassi-cabine é a preferida do mercado de utilitários

"Como esses profissionais são donos dos veículos, eles é quem costumam dirigir o dia inteiro. E muitas vezes até usam o Daily para atividades de lazer. Por isso, querem mais conforto", diz o diretor de serviços ao cliente Iveco, Bernardo Brandão. 

Motor e nova transmissão  

O Daily Hi-Matic conta com motor FPT F1C VGT, que desenvolve potência de 180 cv a 3.500 rpm. E torque de 44 mkgf de 1.600 a 2.900 rpm. Assim, esse motor é combinado à caixa automática ZF- 8HP. Em outras palavras, um câmbio de 8 velocidades à frente e uma à ré. 

A transmissão da ZF é a mesma usada em carros de luxo, como Lamborghini Urus e Range Rover Velar

Trata-se de uma caixa superdimensionada. Com capacidade para 7 t. Dessa forma, acompanha a mesma robustez do Daily, cuja a boa fama se dá por seu chassi com longarina. Segundo a Iveco, a transmissão traz trocas de marcha mais rápidas. Ou seja, precisamente 2 milésimos de segundos. 

Além disso, conta com diferentes funções. Como modo Eco, mais econômico, Kick Down, que dá mais força ao veículo quando o condutor pisa no acelerador. Do mesmo modo, há o Creep Mode. Permite que em marcha lenta o veículo inicie a movimento, facilitando pequenas manobras. Como, por exemplo, entrada em docas e baliza em vaga.

Iveco Daily além do Brasil

A linha Daily é produzida na fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais. E exportada para a Argentina e Paraguai. Contudo, conforme o diretor de vendas da Iveco, Carlos Tavares, a intenção é expandir a exportação para mercados como Chile, Colômbia e Peru. Hoje abastecidos pela Europa por causa de acordos comerciais. Todavia, a Iveco espera que saia logo o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Assim, permitindo que questões tributárias sejam vantajosas para a exportação do modelo a partir do País. 


Do mesmo modo, o executivo ainda informa, que o próximo passo é expandir a caixa inteligente para a versão Daily Van (passageiros). E depois para furgão.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião