O Iveco está fazendo aniversário de 40 anos desde que foi lançamento em 1978. Na época, introduziu no mercado transportador uma concepção moderna, norteada para promover produtividade ao negócio de distribuição.
Com objetivo de entregar capacidade de carga, mas sem penalizar o conforto do motorista, seu desenvolvimento partiu de um chassi derivado de caminhão, porém, dotado de suspensão independente na dianteira. A solução ainda hoje é adotada pela fabricante, com também se espalhou no segmento de comerciais leves.
A primeira geração do Daily chegou ao mercado Europeu como um furgão com capacidade volumétricas de 17 m³ e 2,1 metros de altura interna, pioneiro na indústria com essas dimensões, e equipado com motor diesel de 2,5 litros. Bastou pouco tempo para o modelo ganhar inovações e versões, como configuração 4x4, em 1984, e motor turbo, no ano seguinte.
Publicidade
Ao longo de sua história, o veículo foi conquistando mercados e prioridades em unidades fabris da companhia. Em 1992 começou a ser produzida em Valladolid, na Espanha, em 2000, no Brasil e, em 2004, na China. Hoje o Daily soma mais de 3 milhões unidades produzidas e presente em 110 países ao redor do mundo.
O modelo é considerado um coringa no transporte pela versatilidade em poder atuar em diversas aplicações, desde as entregas tradicionais a serviços especiais como guindastes, reboques, coleta de lixo e ambulâncias.
Hoje, em sua terceira geração, o Daily ainda se mostra inovador. A marca oferece ampla de gama de versões em cabine-chassi ou furgão a partir de diversos acionamento em alternativa ao diesel, como os modelos da linha Blue Power movidos a gás natural ou em opção elétrica.
Em mercados regionais também, a fabricante enxerga no Daily produto estratégico para atender necessidades locais. Caso do Daily City 30S13, recentemente lançado no Brasil, exemplo único para a região da América do Sul, em veículo mais leve, com PBT de até 3.500 kg.
“É uma família de veículos que sempre olhou para o futuro e soube antecipar as necessidades de nossos clientes, mantendo-se fiel aos seus valores centrais de versatilidade, confiabilidade e eficiência - sempre o parceiro perfeito para os negócios de nossos clientes e para sustentabilidade ambiental”, resume Pierre Lahutte, presidente global da marca Iveco.