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Iveco dá o tom no IAA de como quer seguir rumo à descarbonização

Com motores e plataformas que podem agregar diversos tipos de combustíveis, Iveco quer levar soluções mais rentáveis de descarbonização

Andrea Ramos

20 de set, 2024 · 4 minutos de leitura.

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No IAA Iveco dá o tom de como quer seguir rumo à descarbonização
Iveco
Crédito:Iveco/Divulgação
No IAA Iveco dá o tom de como quer seguir rumo à descarbonização

A Iveco levou para o IAA Transportation, salão internacional do transporte, que ocorre até dia 22 de setembro, em Hannover, Alemanha, uma vasta gama de produtos, veículos e motores FPT, direcionados à descarbonização. Ou seja, além dos caminhões diesel Euro 6, os modelos movidos a HVO, gás e biometano, bem como a eletricidade, a bateria ou hidrogênio, estão entre as atrações.

Dessa forma, a intenção, conforme o presidente da FPT, Carlos Tavares, é apresentar ao público múltiplas soluções que se adequem conforme a necessidade de cada operação. Porém, todos numa mesma base de trem de força.

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No IAA Iveco dá o tom de como quer seguir rumo à descarbonização
A FPT levou para o IAA uma série de soluções de descarbonização - FPT/Divulgação

Nesse sentido, a marca apresentou o motor XCursor 13 Multifuel. Sua vantagem é permitir o uso de diesel, biodiesel, assim como o gás ou hidrogênio. Apenas substituindo os cabeçotes.

Outra novidade é o motor flex N67 que pode rodar a hidrogênio e gás natural. E que poderia atender diversos mercados. De acordo com o presidente da FPT, a tecnologia é fruto da experiência da Iveco com motores a gás.


Iveco já vendeu mais de 100 mil caminhões a gás

Em outras palavras, a Iveco já vendeu mais de 100 mil unidades de veículos a gás apenas na Europa. E por aqui, neste ano a marca deu início às vendas do S-Way a gás.

Por essa razão, se tratando do mercado brasileiro, o diretor de marketing e rede da Iveco, Carlos Fraga, não descarta a possibilidade de a marca no País estender a oferta de veículos a gás. Podendo apresentar, no futuro próximo, a solução a gás para modelos médios e semipesados

No segmento ePowertrain, a FPT industrial mostra os eAxles (eixos de tração elétricos). Ou seja, a versão EAX 200-R, para veículos comerciais de 3,5 a 11 t e micro-ônibus de até 11 t de PBT. Além do EAX 375-R, para veículos de porte médio 4x2, 6x2 com PBT entre 29 t e 6x4 pesados de 49 t de PBT.


Há ainda o EAX 840-R, eAxle HDT, projetado para veículos pesados. Mas que também pode ser utilizado em implementos, como eixo trativo elétrico. Nesse sentido, de acordo com Tavares, há frotas rodando com o eixo em implementos na Europa.

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