A Iveco levou para o IAA Transportation, salão internacional do transporte, que ocorre até dia 22 de setembro, em Hannover, Alemanha, uma vasta gama de produtos, veículos e motores FPT, direcionados à descarbonização. Ou seja, além dos caminhões diesel Euro 6, os modelos movidos a HVO, gás e biometano, bem como a eletricidade, a bateria ou hidrogênio, estão entre as atrações.
Dessa forma, a intenção, conforme o presidente da FPT, Carlos Tavares, é apresentar ao público múltiplas soluções que se adequem conforme a necessidade de cada operação. Porém, todos numa mesma base de trem de força.
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Nesse sentido, a marca apresentou o motor XCursor 13 Multifuel. Sua vantagem é permitir o uso de diesel, biodiesel, assim como o gás ou hidrogênio. Apenas substituindo os cabeçotes.
Outra novidade é o motor flex N67 que pode rodar a hidrogênio e gás natural. E que poderia atender diversos mercados. De acordo com o presidente da FPT, a tecnologia é fruto da experiência da Iveco com motores a gás.
Iveco já vendeu mais de 100 mil caminhões a gás
Em outras palavras, a Iveco já vendeu mais de 100 mil unidades de veículos a gás apenas na Europa. E por aqui, neste ano a marca deu início às vendas do S-Way a gás.
Por essa razão, se tratando do mercado brasileiro, o diretor de marketing e rede da Iveco, Carlos Fraga, não descarta a possibilidade de a marca no País estender a oferta de veículos a gás. Podendo apresentar, no futuro próximo, a solução a gás para modelos médios e semipesados
No segmento ePowertrain, a FPT industrial mostra os eAxles (eixos de tração elétricos). Ou seja, a versão EAX 200-R, para veículos comerciais de 3,5 a 11 t e micro-ônibus de até 11 t de PBT. Além do EAX 375-R, para veículos de porte médio 4x2, 6x2 com PBT entre 29 t e 6x4 pesados de 49 t de PBT.
Há ainda o EAX 840-R, eAxle HDT, projetado para veículos pesados. Mas que também pode ser utilizado em implementos, como eixo trativo elétrico. Nesse sentido, de acordo com Tavares, há frotas rodando com o eixo em implementos na Europa.