Notícias

Iveco conclui venda da Magirus, fabricante de caminhões de bombeiro

O grupo Iveco concluiu, na última semana, a transferência da Magirus, divisão responsável pela produção de caminhões de combate a incêndios, para a Mutares, uma holding de capital privado. As duas partes haviam acertado o acordo em 13 de março de 2024, quando o conglomerado italiano classificou a unidade de negócios como “Operações Descontinuadas”.

Thiago Vinholes

07 de jan, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Magirus, Iveco, caminhão de bombeiro,
A Magirus fazia parte do grupo Iveco desde 1976
Crédito:Magirus/Divulgação

O grupo Iveco concluiu, na última semana, a transferência da Magirus, divisão responsável pela produção de caminhões de combate a incêndios, para a Mutares, uma holding de capital privado. As duas partes haviam acertado o acordo em 13 de março de 2024, quando o conglomerado italiano classificou a unidade de negócios como “Operações Descontinuadas”. O valor da negociação não foi divulgado.

A Magirus enfrentou dificuldades financeiras nos últimos anos. Em 2023, a empresa representou apenas 2% das receitas do grupo Iveco e registrou um prejuízo de 35 milhões de euros. Agora sob nova direção, a fabricante de equipamentos para bombeiros tem a chance de se reerguer, pois a Mutares atua na recuperação de empresas em situações delicadas.

Atualmente, a Magirus emprega cerca de 1.300 funcionários em sedes da Alemanha, Itália, França e Áustria. A empresa fabrica caminhões de combate a incêndios originais e também adapta modelos de linha para a operação, incluindo veículos de outras marcas além da Iveco. Além disso, a companhia também fornece caminhões-bomba, ambulâncias e suas famosas escadas aéreas giratórias.


Publicidade

Magirus está no mercado há 160 anos

A Magirus é uma empresa alemã com uma longa história, fundada em 1864 em Ulm, na Alemanha, por Jakob Magirus. A empresa começou como fabricante de bombas manuais para combate a incêndios, rapidamente se destacando no setor devido à inovação e qualidade dos seus produtos. Em 1901, a companhia alemã deu um grande passo ao desenvolver a primeira escada aérea montada em um veículo motorizado, o que se tornou um marco importante para a indústria de combate a incêndios.

Magirus, Iveco, caminhão de bombeiro,
Escada Magirus: a escada aérea com base giratória é uma invenção da Magirus - Magirus/Divulgação

Ao longo do século XX, a empresa continuou a expandir seus negócios, incorporando novas tecnologias em seus produtos e criando novos caminhões e veículos de resgate e combate a incêndios. Ademais, a empresa também se destacou pelo desenvolvimento da “Escada Magirus” com bases giratórias, que se tornaram um ícone da marca.


Grandes conglomerados adquiriram a Magirus ao longo dos anos, incluindo a MAN, parte do Grupo Volkswagen, e a Fiat, que comprou a marca em 1975. Em seguida, a Iveco, fundada pelo grupo italiano em 1976, incorporou a empresa de artigos de combate a incêndio.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião