Por causa das recentes altas das taxas de juros anunciadas pelo Banco Central, que atingiram 13,25%, a Iveco Capital vem apresentando alternativas para estimular a compra de caminhões. Nesse sentido, a divisão financeira do Grupo Iveco acaba de lançar uma nova campanha no Brasil.
Conforme o gerente nacional de vendas do Iveco Capital, Fausto Freitas, a taxa de juros deve continuar em curva ascendente no aís. Por isso, faz parte do negócio do banco da montadora promover campanhas que sejam atrativas.
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Assim, a Iveco está apresentando duas modalidades de financiamento. Uma dedicada aos caminhões médios, semipesados e pesados. E outra exclusiva para os leves, precisamente para a linha Daily.
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Essa divisão nas campanhas ocorre porque segundo Freitas a compra de veículos comerciais está associada ao peso da prestação no custo total de operação (TCO). Assim, na conta entra ainda o custo com combustível e pneus, por exemplo. E com os frequentes aumentos dos juros, o financiamento começou a ganhar mais peso no TCO.
Campanha válida até o começo de março
Dessa forma, a Iveco está oferecendo uma taxa de 1,33% ao mês para aquisição dos caminhões Tector médios e semipesados e o pesado S-Way. E de 1,25% ao mês para o Iveco Daily, com pagamento em até 60 meses para ambos os casos.
Todavia, essas ações promocionais da Iveco Capital oferecem até 3 meses de carência. E no caso se o cliente optar por dar uma entrada mínima de 30% na compra dos modelos mais pesados a taxa cai para 1,15%. E na Daily, com 20% de entrada, a taxa cai para 0,99% ao mês.
“Para a Daily as condições de financiamento são mais agressivas, porque o frete é menor e as operações são mais limitadas. Diferente dos pesados que operam em longas rotas, com mais cargas. E praticamente não param. Portanto, o financiamento tem mais espaço no custo operacional desse caminhão”, explica o gerente de vendas.
CDC ainda é a modalidade que vai permear mesmo com alta da Selic
Freitas explica que mesmo com a previsão de mais alta nos juros no decorrer de 2025, o CDC ainda é o que vai dominar o mercado. Comportamento diferente de períodos passados, quando ocorria alta da Selic o mercado migrava para o Finame.
“Porém, agora isso é diferente porque o Finame mais usado em caminhões é a modalidade baseada na TFB (Taxa Fixa do BNDES). Mas que por ser muito em linha com os juros, ainda está alta, entre 14% e 15%. Além disso, o Finame tem mais burocracias. Com isso, o CDC acaba sendo mais atrativo.
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Nesse sentido, até 2023, o Finame foi parcialmente atrativo. E representou 30% das operações da Iveco. Todavia, a partir de 2024, a modalidade não chegou a 5% dos financiamentos. Portanto, o CDC deve se manter em alta pelo restante do ano.
“O Finame chegou a ser uma oferta de varejo. Mas no ano passado ficou limitada a poucos clientes de médio e grande portes”, avalia o executivo.
Com campanhas, Iveco eleva a participação do S-Way nos pesados
Seja como for, um dos modelos da marca italiana que está ganhando representatividade no mercado é o Iveco S-Way. Como resultado, em janeiro a versão do pesado de 480 cv estreou no ranking dos 10 caminhões mais vendidos com 243 unidades. Assim, tirando do páreo o seu concorrente Volkswagen Meteor também de 480 cv.
Conforme Freitas, essa posição nas vendas tem a ver com as campanhas que a marca vem promovendo nos últimos meses. A de maior expressão ocorreu na Fenatran em novembro passado.
Sem dar detalhes, o executivo argumenta que os resultados apareceram nos emplacamentos de dezembro e janeiro. E essa curva ascendente deve continuar entre esses meses de fevereiro e março.
“Até janeiro, conseguimos segurar as condições oferecidas para quem assinou a intenção de compra na Fenatran. Dessa forma, conseguimos obter resultados muito positivos para nós”, diz Fausto Freitas.