A venda de implementos rodoviários recuou no acumulado de janeiro a maio de 2025. Conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anafir), foram entregues 60.495 unidades, ante 62.001 registradas no mesmo intervalo de 2024. Ou seja, houve queda de 2,43%. Seja como for, os segmentos de pesados e leves apresentaram comportamentos distintos.
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O segmento pesado apresentou uma queda expressiva de 18,02%. Duas das três principais linhas desse grupo — graneleiro/carga seca e basculante — tiveram resultados negativos, com retrações de 38,52% e 36,48%, respectivamente. Em contrapartida, a linha baú carga geral avançou 41,77%, servindo como exceção em um cenário majoritariamente desfavorável.
Além disso, a produção industrial brasileira cresceu apenas 0,1% em abril, de acordo com o IBGE, abaixo da expectativa de 0,5%. No mesmo sentido, dados da Fenabrave revelam que as vendas de caminhões recuaram 1,6% no acumulado dos cinco primeiros meses do ano. Segundo a ANFIR, esses indicadores reforçam o quadro de instabilidade econômica que afeta diretamente o setor.
“O momento para o setor é muito difícil porque nenhuma medida foi tomada em favor dos negócios, e estamos convivendo com um cenário macroeconômico bastante desfavorável”, afirmou José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR.
Ainda de acordo com o representante da associação, fatores como os juros elevados e o recente aumento do IOF estão afastando investimentos e gerando insegurança entre os transportadores.
Segmento de implementos leves mantém ritmo de crescimento
Apesar da queda nos emplacamentos da linha pesada, o setor de implementos rodoviários ganhou fôlego com o bom desempenho da categoria leve. Entre janeiro e maio de 2025, foram emplacadas 30.191 carrocerias sobre chassis, contra 25.034 no mesmo período de 2024 — um crescimento de 20,6%.
“Estes números são muito positivos frente ao momento econômico, macroeconômico e geopolítico que estamos inseridos neste ano”, avaliou Spricigo. Ele também destacou a relevância da reconfiguração das famílias de produtos para esse desempenho: “As mudanças das ‘famílias’ de produtos se mantêm, e isso potencializa o crescimento de algumas indústrias que têm posicionamento forte sobre furgões carga geral e frigorificados”.
Diante desses dados, a ANFIR decidiu manter sua projeção de desempenho para o ano de 2025. “Mantemos nossa previsão para o segmento de Pesados com algo em torno de 70 mil a 74 mil unidades, o que representa queda de até 18% no ano, e nos Leves em torno de 80 mil, registrando crescimento aproximado de 15%”, concluiu o presidente da entidade.
Emplacamentos do setor - janeiro a maio de 2025
Reboques e semirreboques
Família | Jan/Mai - 2024 | Jan/Mai - 2025 | Variação % |
Basculante | 7.991 | 5.076 | -36,48 |
Porta Contêiner | 1.663 | 2.175 | 30,79 |
Graneleiro/Carga Seca | 8.842 | 5.436 | -38,52 |
Canavieiro | 1.556 | 1.066 | -31,49 |
Baú Carga Geral | 3.091 | 4.382 | 41,77 |
Carrega Tudo | 924 | 1.058 | 14,50 |
Dolly | 4.286 | 2.466 | -42,46 |
Especial | 783 | 1.061 | 35,50 |
Transporte de Toras | 995 | 645 | -35,18 |
Baú Frigorífico | 808 | 862 | 6,68 |
Baú Lonado | 2.282 | 3.113 | 36,42 |
Silo | 186 | 272 | 46,24 |
Tanque Carbono | 3.275 | 2.513 | -23,27 |
Tanque Inox | 285 | 179 | -37,19 |
Tanque Alumínio | 0 | 0 | 0,00 |
Total | 36.967 | 30.304 | -18,02 |
Carrocerias sobre chassis
Família | Jan/Mai - 2024 | Jan/Mai - 2025 | Variação % |
Graneleiro | 5.904 | 6.895 | 16,79 |
Baú Frigorífico | 10.169 | 12.590 | 23,81 |
Baú Lonado | 126 | 180 | 42,86 |
Basculante | 2.987 | 3.318 | 11,08 |
Betoneira | 636 | 788 | 23,90 |
Tanque | 1.896 | 2.159 | 13,87 |
Outros/Diversos | 3.316 | 4.261 | 28,50 |
Total | 23.034 | 30.191 | 20,60 |