Os implementos rodoviários têm um papel essencial no transporte de cargas no Brasil, que ainda depende majoritariamente das estradas para fazer o país girar — mais de 60% de tudo o que consumimos viaja sobre rodas. À primeira vista, eles podem parecer simples carrocerias, mas a realidade é bem diferente. Por trás de cada reboque ou semirreboque há um conjunto crescente de soluções tecnológicas.
- VEJA MAIS:
- Tesla Semi divide opiniões: potência e conforto agradam, mas alcance e cabine geram críticas
- Caminhão elétrico eActros 400 atinge autonomia maior que prevista em teste no Brasil
- Scania cria divisão de baterias para eletrificação de máquinas pesadas
Dos eixos elétricos aos sistemas automáticos de enlonamento e monitoramento, a inovação também avança nos bastidores do transporte pesado. Os implementos incorporam hoje recursos antes restritos aos veículos de tração, como eletrificação, sensores inteligentes e conectividade. Essa nova geração de reboques e semirreboques aumenta a eficiência, reduz o consumo de combustível, reforça a segurança e facilita o trabalho de motoristas e transportadoras.
Enlonamento automático
O enlonamento automático é um sistema desenvolvido para cobrir a carga de forma mecanizada, especialmente em implementos basculantes usados no transporte de grãos e outros materiais que exigem vedação total. O acionamento é feito diretamente do solo, dispensando que uma pessoa suba na carroceria para manusear a lona.

De acordo com a Librelato, fabricante que oferece essa tecnologia, o sistema aumenta a segurança ao eliminar riscos de queda, melhora a produtividade ao reduzir o tempo de enlonamento e protege a carga com vedação adequada, evitando perdas e contaminações.
Blindagem elétrica
Patenteada pela empresa brasileira T4S, a blindagem elétrica protege implementos rodoviários contra tentativas de roubo. O sistema combina painéis físicos de alta resistência com circuitos elétricos que liberam descargas não letais de 20 mil volts caso haja tentativa de perfuração ou arrombamento. O equipamento cobre todas as faces internas do baú e inclui uma versão na forma de manta eletrificada, compatível com veículos menores.

Segundo a T4S, a tecnologia retarda ou impede ações criminosas até a chegada do socorro, sem colocar em risco motoristas ou transeuntes, sendo indicada para cargas de alto valor.
Painéis solares para implementos rodoviários
A Randon desenvolveu uma solução de painéis solares para implementos frigoríficos, que utiliza a energia solar para alimentar o sistema de refrigeração dos baús. Os painéis, instalados no teto e nas laterais do veículo, alimentam o aparelho de refrigeração híbrido, garantindo a conservação da carga sem consumo adicional de combustível. Ademais, o sistema inclui baterias recarregáveis, conversor, inversor e autotransformador, além de tomada externa para recarga trifásica.

Conforme dados da empresa, o sistema gera entre 6.008 kWh e 11.369 kWh por ano, dependendo da potência instalada. Entre os benefícios operacionais e ambientais estão a redução de até 1.800 litros de combustível por ano, diminuição de até seis toneladas de CO2 e operação mais silenciosa, segundo o fabricante.
Eixo elétrico
O eixo elétrico e-Sys, desenvolvido pela Suspensys, divisão do grupo Randoncorp, transforma o caminhão em uma espécie de veículo híbrido ao adicionar um motor elétrico ao implemento. O sistema captura a energia gerada durante frenagens e descidas, armazena em baterias e fornece tração adicional à carreta. O conjunto inclui unidade de controle eletrônico, bateria, inversor e motor elétrico, todos gerenciados por um algoritmo que ajusta automaticamente a assistência elétrica conforme as condições de operação e carga.

Ainda de acordo com a empresa, o e-Sys reduz em até 25% o consumo de combustível do caminhão, diminui o desgaste dos componentes, além de reduzir as emissões poluentes. O eixo elétrico atende, sobretudo, rodotrens que precisam de força extra para enfrentar a topografia diversificada do Brasil. Além disso, o Eixo elétrico da Suspensys também pode aproveitar e energia do Randon Solar, o sistema de painéis solares para implementos rodoviários da Randon.
Sider automático
O sider automático é outro equipamento para implementos que dispensa a presença de uma pessoa durante a operação para aumentar a segurança nos embarques e desembarques. Com esse recurso, a movimentação dos siders ocorre por meio de motores elétricos, eliminando a necessidade dos processos manuais.
A Pratic Sider foi a primeira empresa do Brasil a oferecer o recurso de sider automático para carretas Sider. Esse tipo de implemento possui lonas retráteis na laterais, que deslizam para abrir e fechar.
Monitoramento remoto de pressão dos pneus
Implementos rodoviários e caminhões podem ter dezenas de pneus, tornando difícil checar manualmente cada um deles com frequência. O SCALAR EVO Pulse da ZF automatiza esse processo. O dispositivo coleta e transmite em tempo real dados de pressão e temperatura de todos os pneus. O sistema funciona com a plataforma Goodyear Mobility Cloud, que compila essas informações e envia alertas automáticos aos frotistas em caso de irregularidades.

A solução também oferece geolocalização e a quilometragem dos pneus. De acordo com as empresas, o sistema aumenta em média 13% a quilometragem dos pneus. Além disso, os sensores, instalados no interior dos pneus, funcionam por no mínimo seis anos, e transmitem os dados via eMTC, a mesma tecnologia usada em celulares.
Controles eletrônicos para implementos
Outro produto da ZF, o iEBS é um sistema que ajuda a evitar tombamentos, controla a estabilidade, impede o travamento das rodas do implemento. O equipamento também possui integração com telemetria, monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico de frenagem e altura da suspensão.

De acordo com a ZF, a tecnologia funciona em implementos rodoviários com freios a tambor ou a disco, bem como em modelos que usam suspensões com feixes de molas ou pneumáticas. Além disso, o iEBS é preparado para integrar tecnologias ADAS de assistência ao motorista.