A Iveco Defense Vehicles (IDV), antiga divisão militar da Iveco, acaba de garantir um contrato de três anos com a Agência de Apoio e Aquisições da OTAN (NSPA). O acordo prevê o desenvolvimento de um sistema avançado de gerenciamento para veículos não tripulados, que integra caminhões autônomos e drones aéreos. Em outras palavras, o programa exige que o IDV combine Veículos Terrestres Não Tripulados (UGVs) e Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS). A iniciativa marca um passo estratégico da empresa, agora sob controle da Leonardo SpA, no cenário de defesa internacional.
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Um centro de comando para veículos autônomos
Seja como for, o sistema que a IDV está desenvolvendo reunirá, em uma mesma plataforma, o controle de diversos tipos de veículos não tripulados. Assim, a ideia é permitir que drones e caminhões autônomos operem de forma coordenada, sob comando remoto.
Dessa forma, o objetivo é criar soluções eficazes para missões como reabastecimento de tropas, reconhecimento de áreas, remoção de equipamentos danificados e formação de comboios autônomos em cenários de combate.
Experimentos com usuários do Exército Italiano e das Forças Armadas da OTAN comprovarão como os sistemas e arquiteturas podem gerar vantagem operacional e eficácia de missão.
Impacto vai além do setor militar
Esse avanço tecnológico não se limita ao campo de batalha. Tecnologias desenvolvidas para uso militar muitas vezes se expandem para aplicações civis, especialmente na logística e no transporte de cargas. Assim, o projeto pode abrir caminho para inovações no setor de caminhões comerciais. No entanto, ainda existe incerteza quanto aos próximos passos da IDV sob a nova gestão da Leonardo, empresa também especializada em defesa no mercado europeu.