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IA mostra como seria a versão de caminhões RAM; confira

Um site resolveu criar por inteligência artificial como seriam os caminhões da RAM baseando-se na história da marca com veículos pesados nos Estados Unidos e nas atuais picapes

Redação

11 de mar, 2024 · 5 minutos de leitura.

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IA mostra como seria a versão de caminhões RAM; confira
Caminhão RAM
Crédito:Mopar insiders/Divulgação
IA mostra como seria a versão de caminhões RAM; confira

A Dodge é uma marca bastante tradicional norte-americana. Em caminhões teve muito sucesso entre as décadas de 1950 e 1970 produzindo modelos pesados rodoviários. E no seu portfólio contava tanto com caminhões com cabine bicuda como os clássicos cabover.

Seja como for, esses caminhões pesados ficaram para a história. A companhia optou por dar mais atenção aos automóveis e picapes.

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Agora, sob a tutela do Grupo Stellantis, a marca passou por novo reposicionamento. Adotando o nome RAM para se firmar como marca de picapes de luxo e robustas. Quase um caminhão. À exemplo disso é a RAM 3500 que para ser conduzida, é necessário ter carteira de habilitação D. Afinal o seu PBT é de 5,5 t. Portanto, se encaixando na categoria caminhão.

Um dos atributos das picapes atuais é o alto nível de acabamento e o espaço a bordo. Características que, segundo os apreciadores marca, eram presentes nos caminhões que rodavam nos Estados Unidos.


IA mostra como seria a versão de caminhões RAM; confira
Mopar insiders/Divulgação
O design do caminhão traz a robustez da marca e a cabine bicudas remete o estilo norte-americano

Vale lembrar que hoje as marcas estão separadas. Porém, ambas estão sob o guarda-chuva Stellantis. Sendo a RAM a marca de picapes. E a marca Dodge focada nos carros clássicos.

IA recria os caminhões RAM

Todavia, por causa dessa expertise, há quem aposte que a RAM tem capacidade de subir a régua. E quem sabe, no futuro voltar a fabricar caminhão. Assim como no passado, com os Dodge médios e pesados, Low Cab Forward (LCF), as Séries C e L e o potente Bighorn.


IA mostra como seria a versão de caminhões RAM; confira
Mopar insiders/Divulgação
A cabine projetada é uma diurna, mas traz todo o conforto e requinte que tem as picapes da marca

Nesse sentido, precisamente em meados de 2009, o ex-CEO da marca, Fred Diaz, não descartou entrar no mercado de comerciais, nas classes 5 e 8, de caminhões médios a pesados. Afinal, naquele período a Fiat, que administrava o Grupo Chrysler antes da formação da FCA, era dona da Iveco. Assim, tendo capacidade para expandir o chassi da RAM.

Mas esse desejo foi interrompido quando a Iveco se separou da FCA. Contudo, para os fãs a ideia permanece latente. E para dar vazão à imaginação, o site Mopar insiders, por meio da IA fez uma projeção de como seriam os veículos da marca.


IA mostra como seria a versão de caminhões RAM; confira
Mopar insiders/Divulgação
Fato é que com esse visual, o caminhão faria sucesso nos países onde a cabine bicuda faz sucesso

Para isso, foi levado em conta a atual posição da marca como RAM. Assim como os padrões de conforto e acabamento das suas picapes. Os desenhos gerados incorporaram diversos elementos de estilo do fabricante de picapes adaptados a um trator Classe 8.

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