Um novo recurso de Inteligência Artificial (IA) identifica ultrapassagens proibidas realizadas por motoristas em caminhões equipados com aparatos de monitoramento. O sistema ainda alerta sobre as manobras ilegais, em tempo real, os gestores de frotas, de acordo com Trimble, desenvolvedor da tecnologia recém-lançada.
- VEJA MAIS:
- Produção de caminhões no Brasil cresce 40,7% em 2024
- Vendas de caminhões usados sobem em agosto e Mercedes-Benz lidera
- Frota elétrica do Mercado Livre chega a 1300 veículos no Brasil
Os algoritmos da IA analisam imagens de câmeras instaladas da cabine do caminhão e identificam diferentes tipos de faixas de rodagem e sinalizações pela estrada. Segundo a companhia de tecnologia, o dispositivo acompanha a viagem a todo momento e informa as centrais de rastreamento sobre áreas onde os motoristas realizam ultrapassagens proibidas.
Segundo a Trimble, a introdução de tecnologias com IA na gestão de frotas previne acidentes de forma eficaz. O sistema realiza análises em tempo real e preditivas, identificando motoristas propensos a comportamentos de risco. Dessa forma, os gestores tomam decisões corretivas ou implementam treinamentos específicos, explica a companhia.
Publicidade
"Utilizando algoritmos avançados de IA, nossa solução monitora e identifica ultrapassagens ilegais durante toda a viagem, emitindo alertas imediatos para gestores de frotas e permitindo intervenções rápidas e eficazes. Essa inovação não só protege vidas, mas também melhora a eficiência operacional e reduz custos para nossos clientes”, disse Rony Neri, diretor da Trimble Transportation Latam.
De acordo com a desenvolvedora, ao incentivar a direção segura com o auxílio da IA, o desgaste dos veículos diminui e a eficiência da frota aumenta. Além disso, a redução de infrações de trânsito e acidentes gera economias adicionais para as empresas que utilizam o sistema.
Acidentes decorrentes de ultrapassagens proibidas
De acordo com o Painel de Acidentes Rodoviários da Confederação Nacional de Transportes, 67.620 acidentes ocorreram nas rodovias federais do país em 2023. As ultrapassagens ilegais causaram 1.463 dessas ocorrências, representando um aumento de cerca de 2% em relação ao ano anterior.