O Hyundai Xcient ganhou atualizações importantes após 12 anos do lançamento. Conforme a fabricante, o caminhão renovado traz evoluções na aerodinâmica, motores e soluções eletrônicas. Assim, o modelo revelado na Coreia do Sul traz, entre os destaques, identidade visual similar à dos automóveis da marca. Ou seja, traz um alinhamento incomum para o setor de veículos comerciais.
VEJA MAIS:
- Librelato inaugira fábrica em Guarulhos (SP) e projeta 2 mil implementos por ano
- Mercedes-Benz Axor Euro 5 x Euro 6: o que muda no pesado de entrada
- Venda de caminhões e ônibus elétricos avança e gás ganha espaço
Caminhão asiático com apelo europeu
Vale lembrar que o Xcient tem proporções típicas de caminhões feitos para a Europa. Além disso, tem cabine com acabamento refinado e equipamentos valorizados nos mercados europeus. Seja como for, as versões com motor a combustão nunca chegaram ao Velho Continente.
Nesse sentido, a Hyundai concentrou a oferta de caminhões a diesel na Ásia, justamente para evitar o avanço das marcas europeias na região. Ao mesmo tempo, na Europa a fabricante vende o Xcient a célula a hidrogênio. Inicialmente esses modelos foram introduzidos em operações de transporte na Suíça.
Porém, a meta da Hyundai é ampliar a oferta do Xcient a célula a hidrogênio para outros mercados. Nesse sentido, a empresa começou a testar o modelo no Chile, por exemplo. Porém, esse tipo de tecnologia ainda é pouco difundida, sobretudo por causa da baixa oferta de postos de reabastecimento.

Tecnologia embarcada e segurança ativa
Entre as novidades, o Xcient ganhou duas grandes telas, bem como câmeras no lugar dos retrovisores externos e sistemas de assistência à condução por meio do uso de radares. Além disso, o caminhão pesado traz direção ativa ajustável, cujas respostas variam de acordo com o tipo de aplicação.
Segundo a Hyundai, o novo Xcient tem duas opções de motores a diesel, de 9,9 e 12,7 litros. Dessa forma, a maior gera potência de 540 cv e está acoplada à transmissão automatizada ZF Traxon de 12 velocidades.
Novo caminhão Hyundai tem elementos de SUV e carro elétrico

Conforme a marca sul-coreana, a dianteira ganhou os mesmos elementos geométricos do SUV Santa Fe e do elétrico Ioniq 5. Vale lembrar que, diferentemente de marcas europeias, como Mercedes-Benz, Renault e Volvo, cujas operações de veículos comerciais e automóveis são separadas, na Hyundai essas divisões ficam sob o mesmo guarda-chuva.