Tecnologia

Hyundai se junta à Daimler, Iveco e Volvo para acelerar a oferta de caminhões a hidrogênio

Hyundai entra na colaboração H2Accelerate para desenvolver caminhões a hidrogênio para o transporte pesado na Europa

Thiago Vinholes

30 de out, 2025 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai Hydrogen Mobility, Hyundai
Atualmente, a Hyundai Hydrogen Mobility é o maior fornecedor de caminhões a hidrogênio na Europa
Crédito:HHM/Divulgação

A Hyundai Hydrogen Mobility anunciou sua adesão ao H2Accelerate, associação que reúne empresas do setor para explorar o uso de caminhões a hidrogênio na Europa. Atualmente, o grupo já conta com a participação de Daimler, Iveco e Volvo. O objetivo do grupo é estudar e criar as condições para o uso em larga escala de veículos de transporte pesado de zero emissões.

De acordo com Charles Cambournac, diretor da HHM na Alemanha, a empresa opera a maior frota europeia de caminhões a célula de combustível. Desde 2020, os veículos da marca já rodaram mais de 17 milhões de quilômetros na região. “A Europa tem o potencial de se tornar o principal mercado mundial de caminhões com emissão zero. Além disso, trabalhamos em estreita colaboração com nossos clientes europeus para construir uma tecnologia de caminhões para o presente e o futuro”, disse.

Divisão de hidrogênio da Hyundai

A Hyundai Hydrogen Mobility foi fundada em 2019 como uma joint venture entre a Hyundai Motor Company, da Coreia do Sul, e a H2 Energy, da Suíça, com sede em Zurique. Em 2022, foi criada a filial alemã, HHMG, em Munique, e desde maio de 2025, a HHM passou a ser uma subsidiária integral do grupo Hyundai.

Paralelamente, a H2Accelerate, fundada em 2020, trabalha para mobilizar apoio público e estimular projetos que preparem o mercado para a produção em massa de caminhões a hidrogênio. Além disso, outra função da associação é divulgar a viabilidade técnica e econômica da tecnologia e dialogar com reguladores para criar políticas que favoreçam a implantação dos veículos a célula de combustível.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião