A Hyundai Motor Company anunciou o lançamento do caminhão Xcient nos Estados Unidos. O cavalo-mecânico a célula a hidrogênio deve chegar às lojas dos EUA em 2024. O novo caminhão, com cabine do tipo cara-chata, visa atender operações de transporte rodoviário de longa distância. Ou seja, a chamada Classe 8 de caminhões.
Conforme a Hyundai, o novo caminhão tem tração 6x4. Além disso, a autonomia supera os 700 km. De acordo com a marca sul-coreana, entre as vantagens está a velocidade de reabastecimento, que leva cerca de 30 minutos para ser feita. Vale lembrar que a célula a combustível gera eletricidade por meio de uma reação química. Assim, na prática o caminhão é movido por um ou mais motores elétricos.
Leia mais
DAF XF 6x4 Off Road chega com até 530 cv e capacidade para 91 t
Rizon é a nova marca de caminhões elétricos da dona da Mercedes
Contran libera transformar rodotrem de 9 eixos em super rodotrem de 11 eixos
Publicidade
O caminhão Hyundai Xcient tem dois sistemas de célula a combustível de 90 kW. Como resultado, eles alimentam o motor elétrico que gera o equivalente a 476 cv de potência e 228 mkgf de torque. Além disso, a energia gerada pelas células é armazenada em um pacote de baterias de 72kW.
Hyundai Xcient estreia na Califórnia
De acordo com a Hyundai, o caminhão Xciente vai estrear na Califórnia. Ou seja, o Estado com as mais avançadas políticas voltadas à eletrificação do transporte de carga nos EUA. Nesse sentido, a Agência Ambiental da Califórnia determina que, até 2024, metade da frota de caminhões registrada no Estado deverá ser elétrica. E, a partir de 2027, apenas caminhões elétricos poderão ser emplacados no Estado.
Conforme o chefe da área de veículos comerciais da Hyundai, Martin Zeilinger, a marca desenvolve o sistema há mais de 20 anos. "A tecnologia de célula a combustível da Hyundai já está presente em várias aplicações. E se mostra confiável e com bom desempenho. Especialmente no setor de veículos comerciais", diz.
Outros mercados
Nesse sentido, o executivo lembra que essa solução já é utilizada em ônibus da Hyundai que rodam na Europa e na Ásia. Bem como em carros de passeio. Esses veículos já estão à venda em mercados como Suíça, Alemanha, Israel e Nova Zelândia. Assim como na Coreia do Sul, terra natal da marca.
Conforme Zeilinger, os ônibus a célula a combustível estrearam na Coreia do Sul em 2019. "Atualmente, há mais de 330 deles em operação no país", diz. Ainda segundo o executivo, 47 caminhões, de 23 clientes diferentes da Suíça atuam em rotas regulares desde 2020.
Aliás, recentemente a Hyundai informou que os Xcient que atuam na Suíça são os primeiros caminhões a célula a combustível do mundo a rodar mais de 6 milhões de km. De acordo com a marca, esses veículos atuam em operações de logística e distribuição. Bem como no abastecimento de supermercados.
Rede de reabastecimento de hidrogênio
Da mesma forma, a Hyundai planeja desenvolver a rede de reabastecimento de hidrogênio nos EUA. Para isso, criou o Waste-to-Energy. Ou seja, um programa que visa converter em hidrogênio o biogás gerado a partir de resíduos orgânicos. Dessa forma, reaproveita restos de comida, esterco de gado e lodo de esgoto, por exemplo.
O Estradão está no Instagram, confira!