Notícias

Hyundai atualiza Xcient, seu caminhão pesado a hidrogênio

O primeiro caminhão a hidrogênio da Hyundai produzido em série chega renovado para as estradas norte-americanas

Redação

01 de mai, 2025 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai lidera ao produzir em série o primeiro caminhão pesado a hidrogênio
Hyundai Xcient
Crédito:Fotos: Hyundai
Hyundai lidera ao produzir em série o primeiro caminhão pesado a hidrogênio

Diversas marcas, sobretudo asiáticas, apostam no hidrogênio como alternativa para reduzir as emissões do setor de transporte de carga. Assim, obviamente já há bons destaques nesse sentido. É o caso do Hyundai Xcient, caminhão pesado que recebeu atualizações para atuar no mercado norte-americano.

Para isso, a sul-coreana participa da Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2025. O evento, que promove inovações na área de transporte, termina nesta quinta-feira (1) na Califórnia (EUA). O Xcient, primeiro caminhão com célula a hidrogênio feito em série do mundo, é um dos destaques da feira.

VEJA MAIS:

Conforme a Hyundai, o modelo foi apresentado ao público em 2013. Porém, a produção em série só teve início em 2020. Desde então, na Suíça, seu principal mercado, o Xcient rodou 13 milhões de quilômetros. Com base nessa experiência, a marca expandiu a oferta do caminhão a hidrogênio para mais 12 países.

Caminhão Hyundai Xcient estreou nos EUA em 2024

Nos EUA, os testes com o caminhão a hidrogênio da Hyundai começaram em 2021. Inicialmente, em operações de transporte entre os Estados da Califórnia e da Geórgia. Seja como for, a versão do Xcient feita para o mercado norte-americano estreou na edição de 2024 da ACT Expo.


Agora, o modelo volta à feira com atualizações no sistema de célula a combustível. Além disso, a Hyundai informa que há novos recursos de assistência ao motorista, bem como cabine redesenhada. Seja como for, o sistema de célula a combustível diferencia o Xcient dos demais caminhões da Classe 8, como os pesados de uso rodoviário são classificados nos EUA.

Hyundai lidera ao produzir em série o primeiro caminhão pesado a hidrogênio
Na América Latina, o primeiro país a testar o Xcient a célula a hidrogênio é o Chile; Fotos: Hyundai

Conforme a marca, além das duas baterias de 90 kW cada, há outra de 72 kW. Além disso, o Xcient tem dez tanques com capacidade total de 68 kg de hidrogênio. Como resultado, a autonomia pode passar dos 720 km, de acordo com dados da marca.

Motor elétrico gera quase 480 cv e 228 mkgf

O motor elétrico gera potência de 350 kW, cerca de 476 cv, e torque de 228 mkgf. Assim, pode, conforme a Hyundai, rebocar 37 toneladas. Entre as atualizações mostradas na ACT há frenagem automática de emergência, alerta de saída involuntária de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

Além disso, há alerta de ponto cego e de risco de colisão frontal. Na cabine, o destaque é a novo painel digital de 12,3 polegadas, assim como central multimídia com tela sensível ao toque do mesmo tamanho. Seja como for, o sistema também tem botões físicos integrados ao console central.


Conforme a Hyundai, o caminhão que está no ACT Expo é apenas uma amostra do que vem pela frente. De acordo com a marca, 30 unidades do Xcient já estão em operação nos portos de Oakland e Richmond, na Califórnia. Os veículos integram o projeto NorCAL ZERO, voltado à redução de emissões no Estado.

Honda mostra célula a combustível em caminhão Peterbilt

Trata-se da maior frota de caminhões a hidrogênio da América do Norte. Segundo os responsáveis pela inciativa, esses modelos rodaram mais de 724 mil km desde o inicio do projeto, há dois anos. Além disso, outros 21 caminhões operam nas instalações da Hyundai Motor na Geórgia.

Para ampliar sua expansão nos EUA, a Hyundai vai transformar sua área de negócios de hidrogênio em uma plataforma aberta. Dessa forma, está criando sua primeira estação de abastecimento de hidrogênio e recarga elétrica para caminhões pesados nos EUA.

Vale dizer que a Hyundai não está sozinha nessa empreitada. A Honda também apresenta uma solução de célula a hidrogênio na ACT. Para isso, instalou o sistema em um caminhão da Peterbilt. Além disso, a empresa japonesa anunciou planos para desenvolver essa solução para uso aeroespacial.

A proposta é gerar oxigênio e eletricidade para veículos voltados a missões lunares. Segundo a marca, os primeiros testes devem ocorrer em breve na Estação Espacial Internacional (ISS). Porém, ainda não há informações sobre a previsão de início de aplicação prática do sistema.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião