Você está lendo...
Holanda proíbe fumar em caminhões e locais de trabalho
Legislação

Holanda proíbe fumar em caminhões e locais de trabalho

A nova regra inclui apenas caminhões de transportadoras e passou a valer em 1º de janeiro de 2022; no Brasil também é proibido fumar ao volante

Redação

05 de jan, 2022 · 4 minutos de leitura.

Holanda quer acabar de vez com a fumaça dos caminhões
Holanda quer acabar de vez com a fumaça dos caminhões
Crédito:DAF/Divulgação
Holanda quer acabar de vez com a fumaça dos caminhões

É proibido fumar em caminhões e em qualquer outro espaço de trabalho na Holanda desde o dia 1º de janeiro de 2022. A nova lei tem gerado bastante polêmica entre os caminhoneiros. Isso porque a restrição vale também para motoristas estrangeiros que estiverem trabalhando no país. Bem como para os que estiverem apenas cruzando o território holandês.

LEIA TAMBÉM: Scania L76 de 1971 totalmente restaurado parece ser 0-km

Assim, a Associação Federal de Transporte de Carga, Logística (BGL) vem orientando sobretudo os estrangeiros. Segundo a BGL, quem for pego vai receber multa de ? 450. Ou seja, cerca de R$ 2,9 mil na conversão direta, sem taxas. Porém, a lei determina o veta apenas em áreas comuns de trabalho. Assim, não se aplica a caminhoneiros autônomos que estejam dirigindo o próprio caminhão.


No Brasil também há uma lei que proíbe fumar ao volante. Em outras palavras, o artigo 252, parágrafo 5 do Código de Trânsito Brasileiro veta dirigir com uma única mão. Conforme o CTB, o motorista só pode tirar uma das mãos do volante para fazer sinais no trânsito. Bem como mudar a marcha de veículos com câmbio manual.

Cidades holandesas só permitirão caminhões Euro 6

Além disso, o motorista pode usar uma das mãos para acionar equipamentos e acessórios. Com exceção desses casos, o condutor estará cometendo uma infração. Como resultado, fica sujeito a multa é de R$ 130 e quatro pontos no prontuário. Contudo, na prática não é bem assim. É comum ver pessoas guiando com uma das mãos, ou mesmo o braço, apoiado na porta ou até fora do veículo.

Seja como for, voltando à Holanda o país está tomando várias medidas para reduzir as emissões de poluentes por veículos. Assim, desde o 1º de janeiro caminhões que não estejam em conformidade com o Euro 6 estão proibidos de trafegarem nas chamadas zonas verdes. Nesses locais, é vetada a circulação de veículos poluidores. A restrição inclui caminhões, ônibus e vans, inclusive estrangeiros


Porém, alguns automóveis com motor a diesel também podem ter a circulação proibida. Inicialmente, 15 municípios holandeses contam com zonas verdes. Isso inclui a capital, Amsterdam, além de Haia e Rotterdam, onde fica um dos mais importantes portos da Europa. A partir de 1º de janeiro de 2025, as regras ficarão ainda mais severas. Ou seja, nas zonas verdes só estarão liberados caminhões que não emitam poluentes. Ou seja, os movidos a eletricidade.