A Hino Motors iniciou recentemente os testes com os primeiro caminhões autônomos do Japão. A operação, realizada em parceria com a construtora japonesa de estradas Taisei Rotec, é a primeira do tipo realizada no país. O programa utiliza cinco caminhões Hino Profia, que circulam continuamente sem motorista em uma nova pista de testes construída na província de Fukushima.
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De acordo com o fabricante japonês, a pista, com 909 metros de extensão, foi projetada para simular condições de tráfego intenso e avaliar de novos pavimentos. Com os caminhões autônomos, a Hino e a Taisei Rotec esperam reduzir o tempo e a mão de obra para medir a durabilidade das superfícies com veículos pesados.
Nível 4 de automação
Os caminhões empregados na operação tem Nível 4 de automação, conforme a escala da SAE Internacional. Ou seja, são capazes de realizar todas as tarefas de condução sem intervenção humana, mas dentro de uma área operacional designada. Por isso, os caminhões conseguem operar 24 horas por dia em rotas pré-programadas, mantendo padrões constantes de velocidade e carga.
Para garantir a segurança e a precisão das manobras, os veículos contam com sensores Lidar e câmeras que detectam obstáculos no trajeto. Ao mesmo tempo, um sistema de navegação por satélite trabalha integrado a um controle automatizado de tráfego, responsável por manter as distâncias seguras entre os caminhões e coordenar seus movimentos.
Essa combinação de tecnologias permite que os caminhões da Hino realizem ciclos contínuos de teste sem a necessidade de supervisão direta. Como resultado, o programa cria um ambiente controlado que acelera a coleta de dados e reforça a segurança de todos os processos envolvidos, segundo o fabricante.
Avanço no desenvolvimento de pavimentos
De acordo com a Hino Motors, o uso de caminhões autônomos acelera o desenvolvimento de novas tecnologias e métodos de pavimentação. As superfícies de rodovias são constantemente submetidas a cargas repetitivas de veículos pesados, o que causa desgaste, rachaduras e falhas ao longo do tempo. Segundo a empresa, os veículos autônomos permitem reproduzir essas condições de forma contínua e previsível, gerando informações mais consistentes sobre o comportamento dos materiais.
Graças à previsibilidade e a precisão das operações com caminhões autônomos, projetistas conseguem comparar o desempenho de diferentes tipos de pavimento com maior precisão. Paralelamente, o sistema de coleta de dados embarcado e registra o impacto das cargas, as deformações do asfalto e as variações de temperatura, criando um banco de informações que deve orientar futuras obras de infraestrutura rodoviária.