Quando o lendário Philippine Mars, um hidroavião gigante da Segunda Guerra Mundial, deixou de voar, precisou de um aliado das estradas para chegar ao seu destino final. Em maio de 2025, a aeronave cruzou 240 quilômetros por terra, entre o Lago Pleasant, no Canadá, e o Pima Air & Space Museum, em Tucson, Arizona, nos Estados Unidos. Um caminhão Western Star 49X realizou o transporte, rebocando o avião de 34 toneladas em uma operação complexa e cuidadosamente coordenada.
- VEJA MAIS:
- IA atua como aliada, mas também representa uma ameaça no combate ao roubo de carga
- Volvo passa a equipar caminhões nos EUA com airbags laterais de série
- Setor de implementos rodoviários recua 5,6%, mas Anfir vê estabilização do mercado
O Philippine Mars, um dos últimos exemplares do hidroavião Martin JRM-3, possui 61 metros de envergadura. O fabricante projetou a aeronave para missões de transporte militar, mas ela ganhou fama nas décadas seguintes como avião de combate a incêndios, capaz de despejar mais de 26.000 litros de água de uma só vez. Agora, com sua aposentadoria, passará a integrar o acervo permanente de um dos maiores museus aeronáuticos dos EUA.
Operação noturna
Para realizar o percurso, a empresa Southwest Industrial Rigging, especializada em cargas superdimensionadas, uniu forças com a Boneyard Safari, que atua no transporte de aeronaves históricas. O comboio formado para a tarefa incluiu dezenas de veículos de apoio, escolta policial e equipes de serviços públicos. Além disso, como medida de segurança, todas as movimentações ocorreram exclusivamente à noite, evitando o tráfego nas estradas do Arizona.

Aaron Goldstein, diretor de marketing da Southwest Industrial Rigging, explicou o início da operação: “Começamos esse projeto em 10 de fevereiro de 2025, quando encontramos o Philippine Mars no Lago Pleasant. Retirá-lo da água e prepará-lo para a viagem foi um enorme desafio. Assim que tudo estava pronto, contamos com nosso 49X para o longo trajeto até o museu.”
A viagem durou cinco noites, com velocidade média 40 km/h. O conjunto — caminhão, carreta e aeronave — alcançou 80 toneladas de peso total e 42 metros de comprimento.