Notícias

Hidroavião gigante cruza 240 km por terra nos EUA rebocado por um Western Star 49X

Hidroavião gigante da Segunda Guerra foi transportado em operação noturna de cinco dias até um museu no Arizona

Redação

16 de out, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

hidroavião gigante, Philippine Mars,
O último voo do Philippine Mars ocorreu em fevereiro de 2025
Crédito:DTNA/Divulgação

Quando o lendário Philippine Mars, um hidroavião gigante da Segunda Guerra Mundial, deixou de voar, precisou de um aliado das estradas para chegar ao seu destino final. Em maio de 2025, a aeronave cruzou 240 quilômetros por terra, entre o Lago Pleasant, no Canadá, e o Pima Air & Space Museum, em Tucson, Arizona, nos Estados Unidos. Um caminhão Western Star 49X realizou o transporte, rebocando o avião de 34 toneladas em uma operação complexa e cuidadosamente coordenada.

O Philippine Mars, um dos últimos exemplares do hidroavião Martin JRM-3, possui 61 metros de envergadura. O fabricante projetou a aeronave para missões de transporte militar, mas ela ganhou fama nas décadas seguintes como avião de combate a incêndios, capaz de despejar mais de 26.000 litros de água de uma só vez. Agora, com sua aposentadoria, passará a integrar o acervo permanente de um dos maiores museus aeronáuticos dos EUA.

Operação noturna

Para realizar o percurso, a empresa Southwest Industrial Rigging, especializada em cargas superdimensionadas, uniu forças com a Boneyard Safari, que atua no transporte de aeronaves históricas. O comboio formado para a tarefa incluiu dezenas de veículos de apoio, escolta policial e equipes de serviços públicos. Além disso, como medida de segurança, todas as movimentações ocorreram exclusivamente à noite, evitando o tráfego nas estradas do Arizona.

hidroavião gigante, Philippine Mars,
O Martin JRM-3 foi um dos maiores aviões da Segunda Guerra Mundial - DTNA/Divulgação

Aaron Goldstein, diretor de marketing da Southwest Industrial Rigging, explicou o início da operação: “Começamos esse projeto em 10 de fevereiro de 2025, quando encontramos o Philippine Mars no Lago Pleasant. Retirá-lo da água e prepará-lo para a viagem foi um enorme desafio. Assim que tudo estava pronto, contamos com nosso 49X para o longo trajeto até o museu.”


A viagem durou cinco noites, com velocidade média 40 km/h. O conjunto — caminhão, carreta e aeronave — alcançou 80 toneladas de peso total e 42 metros de comprimento.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião