A oferta de vans de passageiros nunca foi tão ampla no mercado brasileiro. Atualmente, considerando apenas as de médio porte (L2H2), há quase uma dezena de opções de marcas diferentes. O lançamento mais recente no segmento é a Toyota Hiace, que acaba de estrear no Brasil.
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Além disso, a chegada da Hiace ocorre em um momento de expansão do mercado brasileiro de vans. De acordo com a Toyota, os emplacamentos cresceram de 14,5 mil unidades em 2016 para 37,5 mil em 2024. De acordo com projeções da marca, podem chegar a 42,5 mil até 2030.
No cenário atual, a Hiace amplia ainda mais a disputa na categoria dos “Minibus” com capacidade para até 16 ocupantes. Entre os rivais diretos da Toyota está a Mercedes-Benz Sprinter 417, a mais tradicional do mercado nacional de vans. Bem como a Renault Master, que figura como uma das mais vendidas do segmento.
Dimensões: espaço é o trunfo da Master
No quesito dimensões, a Renault Master mostra por que é uma referência entre transportadoras urbanas e de fretamento. Segundo a marca, ela mede 6,22 metros de comprimento, 2,49 m de altura externa e 1,89 m de altura interna. Assim, são números que garantem conforto para os passageiros, principalmente em percursos longos.

A Sprinter oferece uma cabine também espaçosa, com 1,84 m de altura interna, suficiente para que os ocupantes se movimentem com relativa liberdade. Já a Hiace decepciona nesse ponto: seus 1,54 m de altura interna limitam a ergonomia. Por outro lado, a van da Toyota pode acessar garagens de edifícios comerciais e residenciais, projetadas geralmente para veículos de até 2,40 metros.
Motorização: Hiace é a mais potente
No conjunto motriz, a Toyota Hiace é a que melhor equilibra potência e praticidade. Seu motor 2.8 turbodiesel entrega 174 cv de potência e 45,8 mkgf de torque e o câmbio automático de seis marchas é o mesmo da picape Hilux. Isso faz muita diferença em operações urbanas, onde o vai-e-vem constante exige conforto ao motorista.

O motor da Sprinter chega perto, com 170 cv e 40,8 mkgf, mas a Mercedes peca ao oferecer apenas câmbio manual. Já a Master fica em clara desvantagem: seu 2.3 turbodiesel de 135 cv e 36,7 mkgf pode parecer insuficiente em trechos muito íngremes e com carga máxima.
Tecnologia e segurança: Mercedes dispara na frente
Se o assunto é tecnologia embarcada, a Sprinter se destaca. Recursos como assistente ativo de frenagem, alerta de fadiga e central multimídia com assistente de voz a colocam em outro patamar em termos de segurança e conectividade.
A Hiace entrega o básico com eficiência. Ou seja, traz multimídia com tela de 9 polegadas, sensores de obstáculos e câmera na traseira, por exemplo. Já a Master oferece tela menor (7", com TV digital) e piloto automático, mas não chega ao nível de sofisticação da Mercedes.

Preços: equilíbrio só aparente
A diferença de preços entre os três modelos não é tão grande quanto se poderia imaginar. A Mercedes-Benz Sprinter aparece como a mais acessível, com preços partir de R$ 355.093 (na variante 417 para 16 ocupantes), seguida de perto pela Toyota Hiace, avaliada em R$ 364.990. A Renault Master cobra mais caro, começando em R$ 382.190, mas entrega menos em alguns aspectos técnicos.
Veredicto: três vans, três perfis bem definidos
A Toyota Hiace se destaca por sua robustez mecânica e pelo câmbio automático, características que a tornam prática no uso urbano. No entanto, esse foco em durabilidade e simplicidade vem à custa de um interior menos generoso, o que pode reduzir o conforto em trajetos mais longos ou com passageiros extras.
A Renault Master oferece o maior espaço interno entre as três vans, ideal para quem precisa transportar mais passageiros ou bagagem. Por outro lado, seu motor menos potente e o preço elevado fazem com que a atratividade dependa mais da tradição da marca no segmento do que de atributos técnicos isolados.
Já a Mercedes‑Benz Sprinter entrega o pacote mais equilibrado, combinando preço competitivo, tecnologia avançada e robustez estrutural. Essa versatilidade a torna a escolha mais racional para quem busca segurança e custo-benefício, equilibrando conforto, desempenho e confiabilidade. No fim das contas, a decisão depende do perfil do operador: a Hiace é a mais prática, a Master aposta no espaço, e a Sprinter se destaca pelo conjunto geral mais completo.
Ficha técnica
Veículo | Toyota Hiace Minibus AT DX 15+1 | Renault Master Minibus | Mercedes-Benz Sprinter 417 CDI |
Preço | R$ 364.990,00 | R$ 382.190,00 | R$ 355.093,20 |
Motor | 2.8 turbodiesel, 174 cv a 3.400 RPM, 45,8 mkgf a 1.600 rpm | 2.3 turbodiesel, 135 cv a 3.500 rpm, 36,7 mkgf a 1.500 rpm | 2.0 turbodiesel, 170 cv a 3.800 rpm, 40,8 mkgf a 1.700 rpm |
Câmbio | Automático, 6 marchas | Manual, 6 marchas | Manual, 6 marchas |
Comprimento | 5,91 m | 6,22 m | 5,93 m |
Largura | 1,95 m | 2,07 m | 2,02 m |
Altura | 2,28 m | 2,49 m | 2,82 m |
Distância entre-eixos | 3, 86 m | 4,33 | 3, 66 m |
Carga útil | 1.180 kg | 1.550 kg | 1.837 kg |
Capacidade volumétrica | 9 m³ | 13 m³ | 10,5 m ³ |
Itens de série | Central multimídia com tela de 9" sensível ao toque, entrada USB para carregamento 1.5 A, conexão Bluetooth, volante com comandos integrados de telefone, áudio e computador de bordo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré. | Central multimidia com tela de 7” com TV digital, cluster com computador de bordo 3,5” TFT, volante comando de piloto automático | Pacote de estacionamento com câmera de ré, KEYLESS-START, Sistema multimídia MBUX com assistente de voz ‘Olá Mercedes’ e integração de smartphone, display colorido de 5,5 polegadas, alerta de fadiga, Assistente Ativo de Frenagem |