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Hiace, Master e Sprinter: qual van é melhor?

Estreante no mercado brasileiro, Toyota Hiace busca espaço no concorrido e crescente segmento de vans

Thiago Vinholes

10 de set, 2025 · 9 minutos de leitura.

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Hiace, Master, Sprinter
Hiace, Sprinter e Master: qual van oferece o melhor equilíbrio entre capacidade e desempenho?
Crédito:Divulgação

A oferta de vans de passageiros nunca foi tão ampla no mercado brasileiro. Atualmente, considerando apenas as de médio porte (L2H2), há quase uma dezena de opções de marcas diferentes. O lançamento mais recente no segmento é a Toyota Hiace, que acaba de estrear no Brasil.

Além disso, a chegada da Hiace ocorre em um momento de expansão do mercado brasileiro de vans. De acordo com a Toyota, os emplacamentos cresceram de 14,5 mil unidades em 2016 para 37,5 mil em 2024. De acordo com projeções da marca, podem chegar a 42,5 mil até 2030.

No cenário atual, a Hiace amplia ainda mais a disputa na categoria dos “Minibus” com capacidade para até 16 ocupantes. Entre os rivais diretos da Toyota está a Mercedes-Benz Sprinter 417, a mais tradicional do mercado nacional de vans. Bem como a Renault Master, que figura como uma das mais vendidas do segmento.

Dimensões: espaço é o trunfo da Master

No quesito dimensões, a Renault Master mostra por que é uma referência entre transportadoras urbanas e de fretamento. Segundo a marca, ela mede 6,22 metros de comprimento, 2,49 m de altura externa e 1,89 m de altura interna. Assim, são números que garantem conforto para os passageiros, principalmente em percursos longos.

Renault, Master
Renault Master está entre as vans mais vendidas do Brasil- Renault/Divulgação

A Sprinter oferece uma cabine também espaçosa, com 1,84 m de altura interna, suficiente para que os ocupantes se movimentem com relativa liberdade. Já a Hiace decepciona nesse ponto: seus 1,54 m de altura interna limitam a ergonomia. Por outro lado, a van da Toyota pode acessar garagens de edifícios comerciais e residenciais, projetadas geralmente para veículos de até 2,40 metros.

Motorização: Hiace é a mais potente

No conjunto motriz, a Toyota Hiace é a que melhor equilibra potência e praticidade. Seu motor 2.8 turbodiesel entrega 174 cv de potência e 45,8 mkgf de torque e o câmbio automático de seis marchas é o mesmo da picape Hilux. Isso faz muita diferença em operações urbanas, onde o vai-e-vem constante exige conforto ao motorista.

Toyota, Hiace
O Hiace possui o mesmo conjunto mecânico da picape Hilux - Toyota/Divulgação

O motor da Sprinter chega perto, com 170 cv e 40,8 mkgf, mas a Mercedes peca ao oferecer apenas câmbio manual. Já a Master fica em clara desvantagem: seu 2.3 turbodiesel de 135 cv e 36,7 mkgf pode parecer insuficiente em trechos muito íngremes e com carga máxima.

Tecnologia e segurança: Mercedes dispara na frente

Se o assunto é tecnologia embarcada, a Sprinter se destaca. Recursos como assistente ativo de frenagem, alerta de fadiga e central multimídia com assistente de voz a colocam em outro patamar em termos de segurança e conectividade.


A Hiace entrega o básico com eficiência. Ou seja, traz multimídia com tela de 9 polegadas, sensores de obstáculos e câmera na traseira, por exemplo. Já a Master oferece tela menor (7", com TV digital) e piloto automático, mas não chega ao nível de sofisticação da Mercedes.

Mercedes-Benz, Sprinter
A Sprinter é vendida no Brasil há quase 30 anos - Mercedes-Benz

Preços: equilíbrio só aparente

A diferença de preços entre os três modelos não é tão grande quanto se poderia imaginar. A Mercedes-Benz Sprinter aparece como a mais acessível, com preços partir de R$ 355.093 (na variante 417 para 16 ocupantes), seguida de perto pela Toyota Hiace, avaliada em R$ 364.990. A Renault Master cobra mais caro, começando em R$ 382.190, mas entrega menos em alguns aspectos técnicos.

Veredicto: três vans, três perfis bem definidos

A Toyota Hiace se destaca por sua robustez mecânica e pelo câmbio automático, características que a tornam prática no uso urbano. No entanto, esse foco em durabilidade e simplicidade vem à custa de um interior menos generoso, o que pode reduzir o conforto em trajetos mais longos ou com passageiros extras.

A Renault Master oferece o maior espaço interno entre as três vans, ideal para quem precisa transportar mais passageiros ou bagagem. Por outro lado, seu motor menos potente e o preço elevado fazem com que a atratividade dependa mais da tradição da marca no segmento do que de atributos técnicos isolados.


Já a Mercedes‑Benz Sprinter entrega o pacote mais equilibrado, combinando preço competitivo, tecnologia avançada e robustez estrutural. Essa versatilidade a torna a escolha mais racional para quem busca segurança e custo-benefício, equilibrando conforto, desempenho e confiabilidade. No fim das contas, a decisão depende do perfil do operador: a Hiace é a mais prática, a Master aposta no espaço, e a Sprinter se destaca pelo conjunto geral mais completo.

Ficha técnica

VeículoToyota Hiace Minibus AT DX 15+1 Renault Master MinibusMercedes-Benz Sprinter 417 CDI
PreçoR$ 364.990,00R$ 382.190,00R$ 355.093,20
Motor2.8 turbodiesel, 174 cv a 3.400 RPM, 45,8 mkgf a 1.600 rpm2.3 turbodiesel, 135 cv a 3.500 rpm, 36,7 mkgf a 1.500 rpm2.0 turbodiesel, 170 cv a 3.800 rpm, 40,8 mkgf a 1.700 rpm
CâmbioAutomático, 6 marchasManual, 6 marchasManual, 6 marchas
Comprimento5,91 m6,22 m5,93 m
Largura1,95 m2,07 m2,02 m
Altura2,28 m2,49 m2,82 m
Distância entre-eixos3, 86 m4,333, 66 m
Carga útil1.180 kg1.550 kg1.837 kg
Capacidade volumétrica9 m³13 m³10,5 m ³
Itens de sérieCentral multimídia com tela de 9" sensível ao toque, entrada USB para carregamento 1.5 A, conexão Bluetooth, volante com comandos integrados de telefone, áudio e computador de bordo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré.Central multimidia com tela de 7” com TV digital, cluster com computador de bordo 3,5” TFT, volante comando de piloto automáticoPacote de estacionamento com câmera de ré, KEYLESS-START, Sistema multimídia MBUX com assistente de voz ‘Olá Mercedes’ e integração de smartphone, display colorido de 5,5 polegadas, alerta de fadiga, Assistente Ativo de Frenagem

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