A Toyota anunciou a chegada da Hiace ao Brasil, van com presença global ao longo de seis gerações e 58 anos de produção. Além disso, a introdução do modelo ocorre em um momento de expansão do mercado brasileiro de vans, que passou de 14,5 mil emplacamentos em 2016 para 37,5 mil em 2024, podendo atingir cerca de 42,5 mil unidades até 2030, conforme a projeção da marca japonesa.
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Neste primeiro momento, a Hiace estreia na configuração Minibus, voltada para o transporte de passageiros. De acordo com a montadora, outras versões, como Furgão, Ambulância e Refrigerada/Isolada, estão programadas para estrear no País a partir de novembro. O modelo chega ao Brasil importado da Argentina, onde é produzida na planta da Toyota em Zárate.
Design e interior
Com 2,28 metros de altura, a Hiace pode acessar garagens de edifícios comerciais e residenciais, projetadas geralmente para veículos de até 2,40 metros. Outras vans da categoria L2H2 oferecidas no Brasil, como a Ford Transit e a Renault Master, por exemplo, são mais altas. Além disso, o modelo japonês também é mais comprido que a maioria dos concorrentes, marcando 5,91 m de uma ponta a outra.

As dimensões diferenciadas da Hiace são características do design asiático de vans, adaptadas para operações em locais com limitação de espaço. O modelo ainda adota o estilo de capô alongado conhecido como semi-bonnet, que aumenta a distância entre o motor e a cabine, melhorando a distribuição do espaço interno. Esse detalhe também contribui para redução de ruídos e vibrações no interior do veículo, de acordo com o fabricante.
Diferentemente de outras vans, que tem posição de condução elevada e próxima do para-brisa, a Hiace, nesse sentido, parece mais um SUV. Ao lado do motorista ficam mais dois assentos, e o encosto central do banco dianteiro rebate para liberar espaço adicional de apoio e porta-copos. O painel ainda possui uma central multimídia com tela de 9 polegadas.

A versão Minibus conta com 16 assentos, incluindo o do condutor. Além disso, todos os bancos na parte traseira são reclináveis e também há saídas individuais de ar-condicionado no teto. A última fileira é rebatível, permitindo o transporte de cargas ou bagagens. Contudo, o veículo não possui um porta-malas. Em outras vans o compartimento costuma ficar abaixo do degrau que sustenta os assentos do fundo.
Hiace tem o mesmo motor e câmbio da picape Hilux
O conjunto mecânico da Hiace é o mesmo da picape Hilux e do SUV SW4, ambos também produzido Zárate. De acordo com a Toyota, o motor 2.8 turbodiesel empregado na van entrega 174 cv a 3.400 rpm e 45,8 mkgf de torque a partir de 1.600 rpm (na Hilux e no SW4, o propulsor é ajustado para gerar 204 cv e 50,9 mkgf). A transmissão é automática de seis marchas, com tração traseira.

A suspensão dianteira da Hiace também é mesma da Hilux/SW4, do tipo McPherson, e a traseira utiliza feixe de molas com amortecedores telescópicos. Segundo a marca, o veículo tem raio de giro de 6,9 metros. Os dados de consumo foram aferidos pelo Inmetro: a van percorre 8,5 km/l em regime urbano e 9,8 km/l na estrada.
Sobre as impressões ao dirigir, a Hiace tem um comportamento que lembra o de um automóvel. A carroceria, embora alta, oscila pouco mesmo em curvas mais fechadas. Além disso, o volante com assistência elétrica facilita as manobras, enquanto a posição de dirigir garante boa visibilidade graças à ampla área frontal envidraçada e aos grandes retrovisores. Já o câmbio atua de forma suave.

Segurança e manutenção
A Hiace traz cintos de três pontos nos 16 assentos e o motorista conta com três airbags, incluindo um para os joelhos. O modelo dispõe de assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, além de câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
O programa de manutenção prevê as três primeiras revisões gratuitas e valores fixos da quarta à sexta revisão, realizadas a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros. Ademais, a garantia de fábrica é estendida pelo programa Toyota 10, cobrindo até 10 anos, com limites de quilometragem de 200 mil quilômetros para uso particular ou 150 mil quilômetros para uso comercial.

Hiace está disponível para compra ou locação
No Brasil, a locação da Hiace será oferecida exclusivamente pela KINTO, em contratos de 12, 24 ou 36 meses, incluindo serviços como manutenção, seguro e documentação. O modelo Minibus AT DX 15+1 tem preço sugerido de R$ 364.990 na concessionárias Toyota.