Tecnologia

GWM e IPT firmam parceria para testar primeiro caminhão a hidrogênio do Brasil

A GWM firmou uma parceria técnica com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para conduzir estudos e testes sobre o uso do hidrogênio em veículos pesados. O acordo foi formalizado durante a inauguração do Laboratório de Hidrogênio (LabH2) do IPT, realizada na quinta-feira (9), em São Paulo (SP).

11 de out, 2025 · 5 minutos de leitura.

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LabH2 do IPT possui duas estações de abastecimento de hidrogênio para veículos leves e pesados
Crédito:GWM/Divulgação

A GWM firmou uma parceria técnica com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para conduzir estudos e testes sobre o uso do hidrogênio em veículos pesados. O acordo foi formalizado durante a inauguração do Laboratório de Hidrogênio (LabH2) do IPT, realizada na quinta-feira (9), em São Paulo (SP). O evento marcou também a apresentação do primeiro caminhão a célula de combustível a hidrogênio (FCEV) do Brasil, desenvolvido pela fabricante chinesa.

O LabH2 será um dos pontos de abastecimento do Changzheng Q1H, caminhão a hidrogênio da If You, divisão da GWM voltada ao desenvolvimento de veículos pesados FCEV. Produzido na China, o modelo chegou ao Brasil em agosto. Atualmente, o veículo passa por testes de validação na sede da empresa em Iracemápolis (SP) antes de iniciar avaliações em rodovias.

GWM, If You
Caminhão da If You tem PBT de 39 toneladas - GWM/Divulgação

De acordo com o IPT, o LabH2 possui duas estações de abastecimento de hidrogênio: uma de 700 bar, para veículos leves, e outra de 350 bar, destinada a caminhões e ôniubus. Além disso, o local possui infraestrutura para pesquisas que envolvem a produção, armazenamento, abastecimento e aplicação final do combustível de zero emissão.

“O hidrogênio é mais do que um vetor energético, se trata de um vetor de desenvolvimento social, ambiental e tecnológico para o Brasil. Trabalhar ao lado do IPT é um passo decisivo para tornar o caminhão a hidrogênio uma realidade no mercado nacional”, afirmou Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil, divisão da GWM que atua no setor de mobilidade a hidrogênio.


Veículo elétrico que gera a própria energia

O Changzheng Q1H é um caminhão elétrico equipado com um motor de 539 cv de potência, que gera sua própria eletricidade a bordo por meio de uma célula de combustível. Nesse sistema, a reação entre o hidrogênio armazenado em cilindros e o oxigênio do ar atmosférico produz eletricidade, emitindo apenas vapor d’água como subproduto. Conforme dados do fabricante, o modelo tem autonomia até 500 quilômetros e peso bruto total (PBT) de 39 toneladas.

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"Mochilão" de hidrogênio: modelo armazena até 40 kg de H₂ - GWM/Divulgação

Além disso, o veículo conta com uma bateria de 105 kWh, que também armazena a energia regenerada durante as frenagens. O conjunto ainda pode ser recarregado externamente por meio de uma conexão do tipo DC.

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