A GWM firmou uma parceria técnica com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para conduzir estudos e testes sobre o uso do hidrogênio em veículos pesados. O acordo foi formalizado durante a inauguração do Laboratório de Hidrogênio (LabH2) do IPT, realizada na quinta-feira (9), em São Paulo (SP). O evento marcou também a apresentação do primeiro caminhão a célula de combustível a hidrogênio (FCEV) do Brasil, desenvolvido pela fabricante chinesa.
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O LabH2 será um dos pontos de abastecimento do Changzheng Q1H, caminhão a hidrogênio da If You, divisão da GWM voltada ao desenvolvimento de veículos pesados FCEV. Produzido na China, o modelo chegou ao Brasil em agosto. Atualmente, o veículo passa por testes de validação na sede da empresa em Iracemápolis (SP) antes de iniciar avaliações em rodovias.

De acordo com o IPT, o LabH2 possui duas estações de abastecimento de hidrogênio: uma de 700 bar, para veículos leves, e outra de 350 bar, destinada a caminhões e ôniubus. Além disso, o local possui infraestrutura para pesquisas que envolvem a produção, armazenamento, abastecimento e aplicação final do combustível de zero emissão.
“O hidrogênio é mais do que um vetor energético, se trata de um vetor de desenvolvimento social, ambiental e tecnológico para o Brasil. Trabalhar ao lado do IPT é um passo decisivo para tornar o caminhão a hidrogênio uma realidade no mercado nacional”, afirmou Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil, divisão da GWM que atua no setor de mobilidade a hidrogênio.
Veículo elétrico que gera a própria energia
O Changzheng Q1H é um caminhão elétrico equipado com um motor de 539 cv de potência, que gera sua própria eletricidade a bordo por meio de uma célula de combustível. Nesse sistema, a reação entre o hidrogênio armazenado em cilindros e o oxigênio do ar atmosférico produz eletricidade, emitindo apenas vapor d’água como subproduto. Conforme dados do fabricante, o modelo tem autonomia até 500 quilômetros e peso bruto total (PBT) de 39 toneladas.

Além disso, o veículo conta com uma bateria de 105 kWh, que também armazena a energia regenerada durante as frenagens. O conjunto ainda pode ser recarregado externamente por meio de uma conexão do tipo DC.