A Grunner, que desenvolve tecnologia de automação, realizou a venda de 70 unidades de sua nova linha ATR série S, 15 dias depois do seu lançamento comercial. Dessa forma, com essa venda, a empresa faturou quase R$ 150 milhões.
Todavia, o objetivo da empresa era comercializar 100 veículos dessa nova linha ao longo de 2025. Porém, com tamanha adesão do mercado, a Grunner revisa a meta. Mas mesmo sem divulgar as novas projeções, prevê a crescente demanda por soluções mais autônomas. Afinal, são economicamente mais vantajosas.
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Nova linha de caminhões semiautônomos atende operação de cana
A a nova série S conta com 15 evoluções em relação à anterior série X. Os caminhões são direcionados à operação de colheita e transbordamento da cana.
Um dos destaques é a redução do diâmetro de giro da roda, que reduziu o raio de manobra de R27,3 m para R18,3 m. Assim, economizando até 60% do tempo em cada manobra de cabeceira e diminuindo o pisoteio nas linhas de cana.
A melhor distribuição de carga também é uma novidade que amplia a estabilidade da máquina e prolonga a vida útil dos pneus. Já o levantamento do transbordo ganhou novo desenho para oferecer maior espaço livre e menor interferência na caixa de carga, evitando o acúmulo de cana.
Pensando no bem-estar dos operadores, o sistema de ar-condicionado foi remodelado. Dessa forma, conta com saídas de ar posicionadas na parte superior da cabine e condensadora à frente do radiador. Gerando a refrigeração mais rápida.
Além disso, o radiador agrícola, inovação da Grunner, também recebeu novo desenho. Contribuindo para melhor performance do motor, bem como a redução de paradas para limpeza.
Mais segurança e até 64% de economia de combustível em relação ao trator
Ao longo do desenvolvimento da linha a empresa realizou diversos testes de consumo de diesel por tonelada, comparando a ATR série S à ATR série X. “Observamos uma redução de até 14% no consumo de diesel com relação a série X. O que resulta em até 64% em relação ao trator. Isso é atribuído principalmente ao fato de não precisar interromper o fluxo de trabalho. A diminuição do diâmetro de giro ajudou a reduzir em até 60% o tempo de manobra”, afirma o gerente comercial da Grunner, André Torquetti.
Outra importante evolução foi no eixo direcional, que é responsável pela orientação da direção. Na série S ele foi redesenhado para facilitar a transferência de carga.
Este ajuste trouxe uma maior eficiência na logística da colheita, já que consegue trabalhar em operações de declive e em estradas irregulares, entregando mais força e robustez. Outra novidade é o pneu Michelin de série.
A proteção do motor por fibra, associada às novas vedações em couro aeronáutico, evita a entrada de palha, aumentando a segurança operacional. Outro diferencial é o “boné” (prolongador dianteiro da caixa de carga), ampliado na parte dianteira e traseira.
O componente colabora para reduzir o acúmulo de palhas entre a cabine e o implemento. Ou seja, o que também otimiza o tempo de parada para revisão de área. As bolsas pneumáticas com maior pressão completam o pacote de melhorias.
“A grande procura pela nova gama mostra que o produtor de cana está cada vez mais atento a soluções rentáveis e sustentáveis. Nossa linha ATR Série S entrega exatamente isso ao otimizar a operação”, diz o gerente comercial da Grunner, André Torquetti.