O governador do Colorado, Jared Polis, vetou no mês passado um projeto de lei que pretendia restringir o uso de caminhões autônomos no estado norte-americano. A proposta havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa estadual e estabelecia exigências especiais para a circulação de veículos de carga operados por sistemas de direção autônoma.
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Conforme apontava o texto vetado, apenas caminhões com um motorista profissional presente seriam autorizados a trafegar pelas rodovias do Colorado. Além disso, o condutor deveria ocupar o assento do motorista durante o transporte de cargas perigosas, monitorar constantemente o desempenho do veículo e intervir em caso de falha ou condução insegura.
Apesar das intenções declaradas na proposta de aumentar a segurança nas estradas, o Polis considerou que a medida poderia ter justamente o efeito oposto. Em sua explicação para o veto, destacou que o projeto criaria “a primeira proibição nacional de testes e operações de veículos comerciais autônomos”, o que comprometeria o avanço tecnológico no setor e colocaria o Colorado em desvantagem competitiva.
Veto abre espaço para testes de veículos autônomos no Colorado
O governador também ressaltou que o erro humano continua sendo a principal causa de acidentes nas estradas. Por isso, argumentou que limitar o uso de tecnologias que podem mitigar esse risco seria um retrocesso. “Preservar ferramentas que poderiam tornar os moradores do Colorado mais seguros é fundamental”, afirmou Polis. Ele ainda enfatizou que obrigar a presença constante de um motorista nos caminhões autônomos pode minar o potencial de inovações futuras em segurança viária.
A proposta vetada previa ainda um sistema de penalidades financeiras para quem descumprisse as exigências. A primeira infração acarretaria uma multa de US$ 1.000, enquanto a segunda custaria US$ 2.000. A partir da terceira ocorrência, o valor das penalidades dobraria a cada nova infração.
Texas lidera adoção de caminhões autônomos nos EUA; outros estados avançam com regulamentação
A posição do Colorado insere a região em um grupo de estados norte-americanos que veem os caminhões autônomos como uma solução promissora. Atualmente, o Texas lidera a adoção dessa tecnologia no país, com empresas como Aurora e Kodiak Robotics.
Além do Texas, estados como Arizona, Louisiana, Arkansas, Mississippi, Kansas, Kentucky e Iowa já permitem testes avançados ou operações comerciais de veículos autônomos pesados. Essas regiões implementaram legislações que facilitam o desenvolvimento e a circulação dos caminhões autônomos em rodovias estaduais.
Paralelamente, outras jurisdições nos EUA, como Delaware, Maryland, Virginia, Tennessee e novo México, estão avaliando ou revisando regulações voltadas à automação no transporte de cargas.
Por fim, mesmo a Califórnia, historicamente mais cautelosa, iniciou neste ano discussões para liberar testes com veículos pesados autônomos, indicando uma mudança significativa no posicionamento do estado em relação à tecnologia.