A Great Wall Motors (GWM) lançou neste mês, na China, sua primeira linha de caminhões pesados com motorização híbrida. O principal destaque é o GWM G1050 em versões 4x2 e 6x4, que adota um sistema de tração composto por um motor diesel Cummins de 11 litros, propulsor elétrico e transmissão automatizada. O conjunto entrega até 1.050 cv de potência total. Conforme dados divulgados pela mídia estatal chinesa, o consumo médio do caminhão híbrido é de 29,7 litros de diesel a cada 100 km (3,3 km/litro).
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O caminhão utiliza uma transmissão para motorização híbrida desenvolvida pela própria GWM, com oito marchas e capacidade de alternar automaticamente entre dez modos de condução. A operação inclui quatro modos principais: tração puramente elétrica (em baixas velocidades ou manobras), tração combinada (motor a combustão e elétrico), tração direta por diesel (em velocidade de cruzeiro), bem como o modo de regeneração de energia (em desacelerações e descidas).

Ainda de acordo com o fabricante, os caminhões já foram testados em condições reais, com usuários percorrendo mais de 100 mil quilômetros. O G1050 tem preço inicial de 536.600 yuans na China, o equivalente a cerca de R$ 390 mil na conversão direta. Ademais, compradores que não alcançarem a economia de combustível prometida pelo modelo híbrido terão o valor devolvido pela montadora.
Linha inclui caminhão híbrido para aplicações urbanas
Além do G1050, a linha apresentada pela GWM inclui o G970, voltado para entregas expressas e aplicações urbanas. Esse segundo modelo utiliza um motor diesel de 9 litros da Cummins e compartilha a arquitetura híbrida da versão maior, com calibragens específicas para operação em trechos curtos e carga moderada. A potência, consumo e preço do G970 ainda não detalhados pela fabricante.

De acordo com a mídia estatal chinesa, os caminhões foram desenvolvidos em conjunto com operadores logísticos e distribuidores regionais da marca. A empresa não informou planos de exportação dos modelos híbridos neste momento.