A General Motors e a Hyundai Motor Company vão desenvolver, em conjunto, uma van de carga com motor elétrico para o mercado norte-americano. Conforme divulgado pelas duas companhias em comunicado à imprensa, o veículo vai ser fabricado nos Estados Unidos. Inicialmente, o lançamento está previsto para 2028.
- VEJA MAIS:
- GWM inicia testes com o primeiro caminhão a hidrogênio no Brasil
- Venda de caminhões cai 3,85% em 2025, mas médios e semipesados vão bem
- Caminhões autônomos passam a operar à noite nos EUA
Além da van elétrica, o acordo prevê o desenvolvimento de outros quatro veículos destinados aos mercados das Américas Central e do Sul. Conforme as empresas, haverá um SUV compacto e um carro de passeio compacto, bem como uma picape compacta e outra média. Nesse sentido, todos vão ser feitos sobre plataformas flexíveis, projetadas para receber motor a combustão ou sistema híbrido.
Hyundai lidera van elétrica e compactos; GM foca picape média
Assim, a Hyundai será responsável pelo desenvolvimento dos veículos compactos e da van elétrica. Por sua vez, a GM conduzirá o projeto da picape média. Embora as plataformas sejam comuns, cada modelo terá desenho externo e interno exclusivo, preservando a identidade visual de cada marca. Conforme o comunicado, o desenvolvimento dos veículos para a América Latina começa em breve.
Nesse sentido, a previsão é de lançamento também em 2028. Com a colaboração, as empresas esperam reduzir custos e o tempo de lançamento de novos produtos. A estimativa conjunta é de que, quando a produção estiver a todo vapor, os cinco carros vão somar 800 mil unidades por ano.
Conforme Shilpan Amin, vice-presidente sênior e diretor global de compras e cadeia de suprimentos da GM, com a parceria a GM e a Hyundai trarão mais opções aos consumidores, com maior agilidade e menor custo. “Esses primeiros veículos demonstram claramente como vamos alavancar nossas forças complementares e a escala combinada das duas empresas”, afirma.
Acordo amplia cooperação técnica e sustentabilidade
Assinada em setembro de 2024, a parceria entre GM e Hyundai prevê cooperação em outras áreas estratégicas. As duas empresas planejam fazer compras conjuntas de materiais, compartilhar soluções logísticas e iniciativas ligadas à cadeia de suprimentos. Além disso, há estudos para o uso conjunto de aço feito com baixa emissão de carbono, alinhando o projeto a metas globais de sustentabilidade.
“A colaboração estratégica com a GM nos permitirá continuar oferecendo valor e opções aos nossos clientes em diferentes segmentos e mercados”, diz José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “Nossa escala combinada na América do Norte e na América do Sul permitirá atender com mais eficiência as demandas dos consumidores.”
Ademais, o acordo contempla possibilidades futuras de colaboração em tecnologias de propulsão, incluindo motores a combustão, elétricos a bateria e células de combustível a hidrogênio, bem como conjuntos híbridos. Segundo as duas empresas, novos projetos serão anunciados conforme os estudos técnicos e regulatórios avançarem.