Cerca de 85% de todas as versões do caminhão Fuso Canter disponíveis na Europa agora podem também ser encomendadas com motor elétrico. Dessa forma, na Bauma, feira do setor de construção que ocorre até domingo (13) em Munique, na Alemanha, a fabricante apresenta as novas opções.
Ou seja, o eCanter 7C18e de 7,49 toneladas com basculante e o Canter 6S15 de 6 toneladas de peso bruto total (PBT) com motor a diesel, plataforma e guindaste. Além disso, há a versão do Canter 9C18 de 8,55 t com báscula.
“Para a indústria da construção, o Fuso Canter é um caminhão leve versátil. Seja em sua versão a diesel ou elétrica. Este ano, novas versões do nosso eCanter totalmente elétrico estarão disponíveis. Incluindo opções com guindaste e plataforma elevatória”, diz o chefe de vendas, marketing e serviços da Fuso Europa, Florian Schulz.
- VEJA MAIS:
- Fiat Fiorino, Peugeot Partner e Renault Kangoo; veja as opções de utilitários
- Volkswagen e Mercedes-Benz disputam venda de caminhões leves
- Caminhões semipesados: Mercedes-Benz Accelo 1117 estreia no ranking
Baterias do eCanter ganham novo posicionamento
Seja como for, conforme a engenharia da Fuso, carrocerias basculantes com guindaste ou plataformas elevatórias aéreas são aplicações típicas para o caminhão leve da marca no setor da construção. Assim, a partir do quarto trimestre, a Fuso vai oferecer o eCanter com um novo layout de bateria no chassi.
Dessa forma, facilitando o implemento de carrocerias complexas, como guindastes e plataformas elevatórias na versão do veículo totalmente elétrico. Para colaborar com a implementação, os conjuntos de baterias são posicionados mais atrás no chassi. Assim, este espaço adicional entre a cabine do motorista e o conjunto de baterias permite que os suportes necessários para a carroceria sejam fixados.
Seja como for, as novas configurações de chassis com o novo layout de bateria estão disponíveis nas seguintes versões: 4S15e, com distância entre os eixos de 3.400 mm, S-Battery com plataforma elevatória aérea. Assim como nos modelos 7C18e, de 3.400 mm de entre os eixos, S-Battery com guindaste e o 7C18e, com entre-eixos de 3.850 mm, M-Battery com plataforma elevatória aérea ou guindaste.

Há ainda o modelo 7C18e, de distância entre os eixos 4.450 mm, M-Battery com plataforma elevatória aérea, o 9C18e com entre-eixos de 3.850 mm, M-Battery com guindaste e o 9C18e, distância entre os eixos de 4.450 mm, M-Battery com plataforma elevatória aérea.
A intenção da Fuso é que a partir do final deste ano, todos os caminhões eCanter também estejam disponíveis com engate para reboque como opcional.
Fuso com HVO como alternativa de combustível
Além da expansão do portfólio elétrico, a Fuso também anuncia uma inovação para o Canter convencional. Ou seja, os modelos da marca em breve estarão disponíveis com a opção de reabastecimento com o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), alternativa de combustível renovável.
O início das vendas com este opcional está previsto para ocorrer no final do ano. Em comparação com o diesel convencional, o HVO oferece a vantagem de emissões reduzidas de CO2.