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Furgões elétricos: comparamos Ford eTransit, Iveco eDaily e Mercedes-Benz eSprinter

O segmento de furgões elétricos começa a ganhar espaço no transporte urbano de cargas no Brasil, impulsionado por metas ambientais, isenção de rodízio e crescente demanda por entregas sustentáveis

Andrea Ramos

28 de jul, 2025 · 10 minutos de leitura.

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Furgões elétricos da Ford, Iveco e Mercedes-Benz entram em duelo
Furgões elétricos da Ford, Iveco e Mercedes-Benz entram em duelo
Crédito:Fotos: Ford
Furgões elétricos da Ford, Iveco e Mercedes-Benz entram em duelo

O segmento de furgões elétricos começa a ganhar espaço no transporte urbano de cargas no Brasil. Sobretudo, impulsionado por metas ambientais, isenção de rodízio e crescente demanda por entregas sustentáveis. Entre os modelos de maior destaque estão Ford eTransit, Iveco eDaily e Mercedes-Benz eSprinter. Mas, apesar de semelhantes na proposta, esses utilitários elétricos se diferenciam significativamente em aspectos como autonomia, bem como capacidade de carga útil, volume interno e tecnologia embarcada.

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Furgões elétricos da Ford, Iveco e Mercedes-Benz entram em duelo
Todos os modelos das três marcas têm porta de abertura traseira e lateral para agilizar a logística - Fotos: Mercedes-Benz

A seguir, confira uma análise técnica com base na ficha técnica dos três modelos para entender qual modelo atende melhor cada tipo de operação urbana.

Potência e desempenho: Ford eTransit lidera em força

Entre os três furgões, o Ford eTransit se destaca pelo torque. Ou seja, são 266 cv e 43,8 mkgf de torque, com tração traseira e transmissão automática de uma velocidade. Essa configuração proporciona agilidade no trânsito urbano. Além de força para encarar rampas mesmo com o compartimento de carga cheio.


Já o Mercedes-Benz eSprinter entrega 150 cv e 40,8 mkgf, o suficiente para rodar com segurança em centros urbanos. Por sua vez, o Iveco eDaily oferece 136 cv e torque de 30,6 mkgf, sendo o menos potente do trio. Porém com estrutura mais reforçada para altas capacidades de carga. Este, um DNA da marca.

Em velocidade máxima, tanto Iveco quanto Mercedes-Benz limitam o veículo a 90 km/h, o que favorece a autonomia e a segurança nas cidades. Mas a Ford vai além: até 136 km/h no modo normal e 110 km/h no modo Eco, ideal para percursos interurbanos.

Furgões elétricos da Ford, Iveco e Mercedes-Benz entram em duelo
A autonomia do eSprinter é de 209 km conforme o Inmetro - Fotos: Mercedes-Benz

Autonomia e baterias: Mercedes leva vantagem em alcance

Nesse quesito, o Mercedes-Benz eSprinter entrega a melhor autonomia com 209 km (Inmetro), graças à bateria de 81 kWh úteis com tecnologia LFP (lítio-ferro-fosfato). A recarga rápida atinge 80% em 67 minutos, via carregador DC de 50 kW.

O Ford eTransit conta com bateria de 68 kWh úteis. Assim, permitindo autonomia de 317 km no ciclo europeu WLTP, mas apenas 193 km conforme o Inmetro. Porém, tem a vantagem da recarga rápida. Ou seja, 80% em apenas 35 minutos, com carregador de 115 kW, o mais potente entre os três.


O Iveco eDaily oferece a menor autonomia, de 110 km no ciclo WLTP, com bateria de 37 kWh úteis. Essa limitação torna o modelo mais indicado para rotas urbanas e entregas de última milha. Embora sua estrutura permita aplicações mais pesadas.

Furgões elétricos da Ford, Iveco e Mercedes-Benz entram em duelo
Iveco eDaily tem chassi reforçado e é mais robusta para encarar mais capacidade de carga - Fotos: Iveco

Capacidade de carga: Iveco eDaily supera na tonelagem

Se a necessidade da operação está na capacidade de carga, o Iveco eDaily 4.2 leva vantagem, com 1.915 kg de carga útil homologada, com PBT de 4.250 kg. Esse número o posiciona acima dos concorrentes em transporte de mercadorias volumosas e pesadas.

O Ford eTransit, nas suas diferentes configurações, oferece carga útil entre 664 kg e 851 kg, dependendo da versão e volume de baú. Já a Mercedes-Benz eSprinter traz duas versões, com 775 kg (modelo longo) e 630 kg (extra-longo) de carga útil. Todos operam com PBT de 3.500 kg, exceto o eDaily, que tem versão que se enquadra na categoria superior.

Essa diferença reflete a proposta de cada modelo. Enquanto Ford e Mercedes priorizam eficiência e autonomia, o Iveco aposta na robustez e alta capacidade de transporte.


Volume interno e dimensões: Sprinter se destaca no espaço

Em volume de carga, o Mercedes eSprinter se destaca. Na versão extralonga, entrega 14 m³, seguida da Ford eTransit com até 15,1 m³ (na versão L4H3). O Iveco eDaily aparece com 9,9 m³, adequado para rotas curtas e operações urbanas de médio porte.

Em comprimento útil de zona de carga, o Sprinter extralongo chega a 4.410 mm. Enquanto a eTransit L4H3 alcança 4.256 mm. Todavia, o eDaily, com 3.130 mm de comprimento útil, segue voltado ao transporte de cargas mais compactas, compensando em capacidade de peso.

Furgões elétricos da Ford, Iveco e Mercedes-Benz entram em duelo
Além do maior torque, eTransit da Ford se destaca pela conectividade e tecnologia embarcada - Fotos: Ford

Conectividade e equipamentos: Ford oferece pacote mais completo

Os três modelos apostam forte em tecnologias embarcadas. Mas o Ford eTransit se diferencia com tela touchscreen de 12”, Sync 4, modos de condução, câmera 360º e conectividade via aplicativo FordPass. Dessa forma, permite rastreamento, diagnóstico remoto e agendamento de serviços.

O Mercedes-Benz eSprinter também impressiona com a central MBUX de 10,25”, piloto automático, alerta de fadiga, manutenção em faixa e pacote completo de assistência à condução. Além de direção elétrica e iluminação full LED.


Por fim, o Iveco eDaily aposta em robustez e segurança, com ESP, ABS, EBD, ASR, controle de carga adaptativo, assistente de partida em rampa e diversos reforços estruturais. No entanto, não apresenta recursos de conectividade mais avançados como os rivais.

Cada modelo para um tipo de operação

Seja como for, o Ford eTransit se mostra o modelo mais equilibrado entre desempenho, autonomia, conectividade e volume interno. Assim, é ideal para empresas que operam em grandes centros com foco em eficiência logística. O Mercedes-Benz eSprinter combina boa autonomia e espaço com segurança de alto nível. Atendendo transportadoras que exigem tecnologia e ampla opções de adaptação. Já o Iveco eDaily é a opção mais robusta e com maior capacidade de carga. Por isso, é indicado para operações pesadas ou que exigem estrutura reforçada.

A escolha ideal depende do tipo de serviço, rotas percorridas e infraestrutura de recarga disponível. Com diferentes perfis, os três modelos mostram que o transporte urbano elétrico já é uma realidade concreta no Brasil.

Fichas técnicas: Ford eTransit X Iveco eDaily X Mercedes-Benz eSprinter

EspecificaçõesFord eTransitIveco eDaily 4.2 FurgãoMercedes-Benz eSprinter
Potência (cv / kW)266 cv / 198 kW136 cv / 100 kW150 cv / 200 kW
Torque (kgfm)43,830,640,8
Autonomia (INMETRO)193 km— (WLTP: 110 km)209 km
Capacidade da bateria (útil)68 kWh35 kWh81 kWh
Carga útil (máxima)851 kg (varia até 664 kg)1.915 kg775 kg / 630 kg
PBT3.500 kg4.250 kg3.500 kg
Volume útil9,5 a 15,1 m³9,9 m³10,5 m³ / 14,0 m³
Comprimento útil da cargaaté 4.256 mm3.130 mmaté 4.410 mm
Velocidade máxima136 km/h (normal)90 km/h90 km/h
Carregamento DC (80%)35 min @ 115 kW67 min @ 50 kW
TraçãoTraseiraTraseiraTraseira
DestaquesCentral Sync 4, app FordPassMaior carga útil do segmentoMBUX, segurança ativa avançada
*Dados oficiais de Ford, Iveco e Mercedes-Benz

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