O segmento de furgões elétricos começa a ganhar espaço no transporte urbano de cargas no Brasil. Sobretudo, impulsionado por metas ambientais, isenção de rodízio e crescente demanda por entregas sustentáveis. Entre os modelos de maior destaque estão Ford eTransit, Iveco eDaily e Mercedes-Benz eSprinter. Mas, apesar de semelhantes na proposta, esses utilitários elétricos se diferenciam significativamente em aspectos como autonomia, bem como capacidade de carga útil, volume interno e tecnologia embarcada.
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A seguir, confira uma análise técnica com base na ficha técnica dos três modelos para entender qual modelo atende melhor cada tipo de operação urbana.
Potência e desempenho: Ford eTransit lidera em força
Entre os três furgões, o Ford eTransit se destaca pelo torque. Ou seja, são 266 cv e 43,8 mkgf de torque, com tração traseira e transmissão automática de uma velocidade. Essa configuração proporciona agilidade no trânsito urbano. Além de força para encarar rampas mesmo com o compartimento de carga cheio.
Já o Mercedes-Benz eSprinter entrega 150 cv e 40,8 mkgf, o suficiente para rodar com segurança em centros urbanos. Por sua vez, o Iveco eDaily oferece 136 cv e torque de 30,6 mkgf, sendo o menos potente do trio. Porém com estrutura mais reforçada para altas capacidades de carga. Este, um DNA da marca.
Em velocidade máxima, tanto Iveco quanto Mercedes-Benz limitam o veículo a 90 km/h, o que favorece a autonomia e a segurança nas cidades. Mas a Ford vai além: até 136 km/h no modo normal e 110 km/h no modo Eco, ideal para percursos interurbanos.

Autonomia e baterias: Mercedes leva vantagem em alcance
Nesse quesito, o Mercedes-Benz eSprinter entrega a melhor autonomia com 209 km (Inmetro), graças à bateria de 81 kWh úteis com tecnologia LFP (lítio-ferro-fosfato). A recarga rápida atinge 80% em 67 minutos, via carregador DC de 50 kW.
O Ford eTransit conta com bateria de 68 kWh úteis. Assim, permitindo autonomia de 317 km no ciclo europeu WLTP, mas apenas 193 km conforme o Inmetro. Porém, tem a vantagem da recarga rápida. Ou seja, 80% em apenas 35 minutos, com carregador de 115 kW, o mais potente entre os três.
O Iveco eDaily oferece a menor autonomia, de 110 km no ciclo WLTP, com bateria de 37 kWh úteis. Essa limitação torna o modelo mais indicado para rotas urbanas e entregas de última milha. Embora sua estrutura permita aplicações mais pesadas.

Capacidade de carga: Iveco eDaily supera na tonelagem
Se a necessidade da operação está na capacidade de carga, o Iveco eDaily 4.2 leva vantagem, com 1.915 kg de carga útil homologada, com PBT de 4.250 kg. Esse número o posiciona acima dos concorrentes em transporte de mercadorias volumosas e pesadas.
O Ford eTransit, nas suas diferentes configurações, oferece carga útil entre 664 kg e 851 kg, dependendo da versão e volume de baú. Já a Mercedes-Benz eSprinter traz duas versões, com 775 kg (modelo longo) e 630 kg (extra-longo) de carga útil. Todos operam com PBT de 3.500 kg, exceto o eDaily, que tem versão que se enquadra na categoria superior.
Essa diferença reflete a proposta de cada modelo. Enquanto Ford e Mercedes priorizam eficiência e autonomia, o Iveco aposta na robustez e alta capacidade de transporte.
Volume interno e dimensões: Sprinter se destaca no espaço
Em volume de carga, o Mercedes eSprinter se destaca. Na versão extralonga, entrega 14 m³, seguida da Ford eTransit com até 15,1 m³ (na versão L4H3). O Iveco eDaily aparece com 9,9 m³, adequado para rotas curtas e operações urbanas de médio porte.
Em comprimento útil de zona de carga, o Sprinter extralongo chega a 4.410 mm. Enquanto a eTransit L4H3 alcança 4.256 mm. Todavia, o eDaily, com 3.130 mm de comprimento útil, segue voltado ao transporte de cargas mais compactas, compensando em capacidade de peso.

Conectividade e equipamentos: Ford oferece pacote mais completo
Os três modelos apostam forte em tecnologias embarcadas. Mas o Ford eTransit se diferencia com tela touchscreen de 12”, Sync 4, modos de condução, câmera 360º e conectividade via aplicativo FordPass. Dessa forma, permite rastreamento, diagnóstico remoto e agendamento de serviços.
O Mercedes-Benz eSprinter também impressiona com a central MBUX de 10,25”, piloto automático, alerta de fadiga, manutenção em faixa e pacote completo de assistência à condução. Além de direção elétrica e iluminação full LED.
Por fim, o Iveco eDaily aposta em robustez e segurança, com ESP, ABS, EBD, ASR, controle de carga adaptativo, assistente de partida em rampa e diversos reforços estruturais. No entanto, não apresenta recursos de conectividade mais avançados como os rivais.
Cada modelo para um tipo de operação
Seja como for, o Ford eTransit se mostra o modelo mais equilibrado entre desempenho, autonomia, conectividade e volume interno. Assim, é ideal para empresas que operam em grandes centros com foco em eficiência logística. O Mercedes-Benz eSprinter combina boa autonomia e espaço com segurança de alto nível. Atendendo transportadoras que exigem tecnologia e ampla opções de adaptação. Já o Iveco eDaily é a opção mais robusta e com maior capacidade de carga. Por isso, é indicado para operações pesadas ou que exigem estrutura reforçada.
A escolha ideal depende do tipo de serviço, rotas percorridas e infraestrutura de recarga disponível. Com diferentes perfis, os três modelos mostram que o transporte urbano elétrico já é uma realidade concreta no Brasil.
Fichas técnicas: Ford eTransit X Iveco eDaily X Mercedes-Benz eSprinter
Especificações | Ford eTransit | Iveco eDaily 4.2 Furgão | Mercedes-Benz eSprinter |
Potência (cv / kW) | 266 cv / 198 kW | 136 cv / 100 kW | 150 cv / 200 kW |
Torque (kgfm) | 43,8 | 30,6 | 40,8 |
Autonomia (INMETRO) | 193 km | — (WLTP: 110 km) | 209 km |
Capacidade da bateria (útil) | 68 kWh | 35 kWh | 81 kWh |
Carga útil (máxima) | 851 kg (varia até 664 kg) | 1.915 kg | 775 kg / 630 kg |
PBT | 3.500 kg | 4.250 kg | 3.500 kg |
Volume útil | 9,5 a 15,1 m³ | 9,9 m³ | 10,5 m³ / 14,0 m³ |
Comprimento útil da carga | até 4.256 mm | 3.130 mm | até 4.410 mm |
Velocidade máxima | 136 km/h (normal) | 90 km/h | 90 km/h |
Carregamento DC (80%) | 35 min @ 115 kW | — | 67 min @ 50 kW |
Tração | Traseira | Traseira | Traseira |
Destaques | Central Sync 4, app FordPass | Maior carga útil do segmento | MBUX, segurança ativa avançada |