Em 2024, o Brasil registrou um crescimento de 4% no tamanho da frota nacional de veículos, com a adição de 4.746.863 milhões de novas unidades. Dessa forma, o País alcançou a marca de 123.974.520 milhões de veículos registrados. A pesquisa, realizada pela Veloe em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), trouxe esses dados.
- VEJA MAIS:
- Veja os 10 caminhões mais vendidos no Brasil em janeiro de 2025
- Renault testa versão de carga do compacto elétrico Kwid E-Tech no Brasil
- Mercedes Sprinter completa 30 anos com quase 5 milhões de unidades produzidas
O estudo apontou que o crescimento da frota ocorreu em todos os estados brasileiros, com destaque para o Pará, que registrou o maior crescimento percentual, de 7% em relação ao ano anterior. Em termos absolutos, São Paulo liderou, registrando mais de um milhão de novos veículos.
O levantamento contempla todos os tipos de veículos registrados no Brasil, incluindo motocicletas, automóveis e modelos comerciais. A lista também contabiliza reboques, semirreboques, tratores, entre outros.
Publicidade
Conforme os dados do estudo, caminhões e ônibus respondem por aproximadamente 4% dos veículos em circulação no País, com cerca de 4,9 milhões de unidades. Por outro lado, carros, motos e picapes respondem por mais de 80% da frota nacional.
Crescimento em todas as frotas
Seja como o for, a onda de crescimento no setor automotivo em 2024 refletiu em todas as categorias de veículos. De acordo com o levantamento, o segmento que mais cresceu no ano passado foi o de veículos utilitários, com alta de 13,9% e quase 220 mil emplacamentos. No ramo dos automóveis, a frota aumentou 2,4%, com a adição de mais de 1,4 milhão de veículos.
Além disso, o estudo da Veloe separa o segmento de caminhões em duas categorias: o segmento "Caminhão Trator" (de caminhões cavalos mecânicos), teve alta de 6,2% no ano passado, com mais de 55 mil veículos vendidos. Já o segmento "Caminhão" (de caminhões com carroceria), no mesmo período, cresceu 2,3%, passando dos 70 mil emplacamentos.
O aumento na venda de caminhões também impulsionou o setor de implementos rodoviários. Os emplacamentos de semirreboques, por exemplo, subiram 6,17% em 2024, com mais de 80 mil unidades incorporadas.
Por fim, a frota nacional de ônibus ganhou mais de 21 mil veículos em 2024, um aumento de 3,10% sobre o ano anterior. Da mesma forma, o segmento de micro-ônibus registrou alta de 2,62%, com mais de 11 mil veículos adicionados.