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Fracasso de vendas faz GM encerrar produção da van elétrica BrightDrop

Com vendas em queda e fim dos incentivos fiscais nos EUA, GM informa que não levará produção da BrightDrop para outra planta

Thiago Vinholes

23 de out, 2025 · 5 minutos de leitura.

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A FedEx foi o primeiro grande cliente da van elétrica BrightDrop
Crédito:GM/Divulgação

A GM encerrou a produção das vans elétricas BrightDrop na fábrica de Ingersoll, em Ontário, no Canadá. Conforme a empresa, a decisão, que inclui a paralisação completa da planta, foi tomada por causa das baixas vendas do modelo. Além disso, a companhia teme perder incentivos fiscais nos Estados Unidos por causa da produção em outro país.

Segundo da GM, no primeiro trimestre deste ano foram vendidas apenas 274 unidades das van elétrica feita para atuar em operações urbanas de transporte de mercadorias. Conforme informações da empresa, mudanças regulatórias e fiscais dos EUA para veículos elétricos agravaram o cenário e tornaram inviável a produção do modelo no Canadá.

Por meio de comunicado, a GM informou que “um ambiente regulatório em mudança e a eliminação de créditos fiscais nos EUA tornaram os negócios ainda mais desafiadores”. De acordo com a companhia, o fim da produção da BrightDrop faz parte de ajustes mais amplos na capacidade de produção de veículos elétricos na América do Norte. A GM informou que não vai transferir a fabricação da van para os EUA.

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Entre os compradores da van elétrica BrightDrop está a rede Walmart; Fotos: GM

Como parte do encerramento das atividades, a empresa informou que iniciará negociações com o sindicato dos trabalhadores. Bem como com os governos estadual federal para definir o futuro da planta. Vale dizer que Ingersoll fica localizada estrategicamente entre Detroit e Toronto.


BrightDrop: a aposta da GM que não deu certo

A BrightDrop surgiu em 2021 como uma divisão da GM dedicada a soluções de logística elétrica e conectada. Inicialmente apresentada como uma “startup corporativa”, a marca tinha o objetivo de eletrificar o transporte de entregas urbanas. O projeto utilizava a plataforma de baterias Ultium, a mesma empregada em outros veículos elétricos do grupo.

A linha contava com duas versões principais: a Zevo 600, modelo maior com alcance de 437 quilômetros, e a Zevo 400, compacta e voltada a centros urbanos densos. Ambas eram equipadas com sistemas avançados de assistência ao motorista e opções baterias de 121 kWh ou 173 kWh de capacidade.

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Modelo tinha versões longa e curta e baterias com 121 kWh ou 173 kWh de capacidade

Logo após o lançamento, a FedEx se tornou o primeiro grande cliente e chegou a receber 150 unidades da Zevo 600 para suas operações. Todavia, apesar do interesse inicial, as vendas não avançaram no ritmo esperado. Em 2023, a GM incorporou totalmente a BrightDrop e rebatizou as vans com a marca Chevrolet BrightDrop para explorar sua ampla rede de concessionárias e ampliar o alcance comercial do modelo.

No entanto, a demanda não reagiu. Com a retirada dos incentivos fiscais nos Estados Unidos pelo governo de Donald Trump e o arrefecimento do mercado de elétricos comerciais, a GM optou por encerrar a produção de sua van elétrica de entregas.


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