Notícias

Foton volta a produzir caminhões no Brasil após seis anos

Nova linha de montagem da Foton instalada no complexo industrial da Agrale em Caxias do Sul (RS) produz cinco modelos de caminhões

Thiago Vinholes

10 de abr, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Foton, Aumark,
O caminhão semileve Aumark S 315 é um dos cinco modelos produzidos pela Foton no RS
Crédito:Foton Motor/Divulgação

A Foton Motor retomou a produção de caminhões no Brasil. A marca chinesa instalou sua nova linha de montagem em Caxias do Sul (RS), no mesmo complexo industrial onde fica a planta da Agrale. Ou seja, no local onde a empresa já operou entre 2018 e 2019.

A princípio, a Foton montará caminhões em regime CKD, com componentes importados da China. Segundo a marca, serão feitos cinco modelos: o semileve Aumark S 315 (com transmissão manual e automatizada), os leves Aumark S 715 e S 916, o médio Aumark S 1217 e o semipesado Auman D 1722. Todos utilizam motores da Cummins.

A unidade industrial ocupa uma área de 6 mil m² e tem capacidade para montar até 5 mil caminhões por ano. Conforme informações da empresa, a produção começa com até sete unidades por dia, com possibilidade de ampliação conforme a demanda.

Foton, Cummins,
Todos os modelos da Foton feitos no Brasil utilizam motores a deisel da Cummins; Fotos: Foton Motor

Segundo Fábio Pontes, diretor de operações da Foton no Brasil, a nova linha opera com maquinário moderno e processos otimizados. "Cada caminhão percorre oito estações em linha e quatro fora da linha. Em um ciclo de apenas 20 horas, transformamos peças, tecnologia e inovação em veículos prontos para rodar pelas estradas do Brasil", diz.


Localização estratégica

A Foton informou que escolheu instalar a planta em Caxias do Sul devido à infraestrutura da região, bem como à oferta de mão de obra qualificada e a proximidade do Porto de Itajaí, por onde chegam as peças e componentes vindos da China. De acordo com Pontes, a parceria com a Agrale é estratégica para garantir eficiência logística e produtividade.

Agrale, linha de montagem,
Localização da planta, próxima ao porto de Itajaí e ao lado da unidade da Agrale é estratégica

Além disso, a retomada da produção da Foton no Brasil coincide com um marco simbólico: a fábrica de Caxias do Sul montou o caminhão de número 12 milhões da fabricante chinesa.

A marca pretende expandir sua atuação no mercado brasileiro nos próximos anos. Além do aumento gradual da produção, a Foton estuda ampliar a nacionalização dos veículos com o desenvolvimento de fornecedores locais. “Nosso objetivo é crescer de forma sustentável e consistente no Brasil”, diz Pontes.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião