Notícias

Foton terá melhor ano no Brasil, com mais de 600 caminhões vendidos

Foton Motor atingiu a marca de 45 revendas no Brasil em 2024 e pretende chegar a 80 concessionárias no próximo ano em todo o País

Thiago Vinholes

27 de dez, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Foton Motor, Aumark S 315, transmissão automatizada
A Foton estreou no Brasil em 2011,
Crédito:Foton Brasil/Divulgação

A Foton, maior fabricante de caminhões da China, terá, em 2024, seu melhor desempenho de vendas no Brasil. A empresa chegou ao País em 2011, por meio de importação independente. Porém, em 2023 a operação passou a ser comandada pela matriz. Como resultado, houve aceleração da abertura de novas concessionárias, bem como ampliação da oferta de produtos.

Comparando o resultado parcial de 2024 com o do acumulado de 2023, o aumento das vendas da Foton no Brasil é de 136%. De acordo com dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias do País, a marca chinesa soma 584 emplacamentos de janeiro a novembro, ante 247 em 2023 inteiro.

Foton, Auman
O caminhão semipesado Auman 17T está em processo de homologação para o Brasil - Foton/Divulgação

Mantendo a média mensal de 53 veículos emplacados, a Foton deverá superar, pela primeira vez, o volume de 600 veículos vendidos no País em um ano. Atualmente, o produto mais popular da marca no Brasil é o caminhão médio Aumark S 1217, que somou 246 emplacamentos até o mês passado. Além disso, outros veículos da fabricante disponíveis no Brasil são os caminhões leves Aumark S 715 e S 916 e o modelo elétrico iBlue6T.

Publicidade

Foton planeja abrir mais concessionárias no Brasil

A Foton ampliou sua rede de concessionárias no Brasil neste ano. Em janeiro, a empresa tinha 30 revendas espalhadas pelo País e, recentemente, fechou contratos para abrir mais 15 pontos em todo o território nacional. Conforme o fabricante, a abertura desses novos estabelecimentos ocorrerá no início de 2025, nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Foton, Aumark S 1217
O Aumark S 1217 é o caminhão mais vendido da Foton no Brasil - Foton/Divulgação

"Nosso objetivo é chegar ao final de 2025 com pelo menos 80 concessionárias no território brasileiro. Vamos aumentar nossa presença em São Paulo, além de abrir novas casas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. A empresa abrirá revendas estrategicamente localizadas, com espaçosos showrooms.", diz Darren Lu, Diretor Geral da Foton no Brasil.

Novos produtos em homologação para o Brasil

A Foton apresentou sete novos veículos no Brasil neste ano: o caminhão semipesado Auman 17T, o minicaminhão Wonder em variantes com cabine simples e dupla, a picape híbrida Tunland nas versões V7 e V9 e o caminhão semileve Aumark S 315, em opções com transmissão manual ou automatizada.

Tunland, Foton
A picape Foton Tunland possui motorização híbrida diesel-elétrico - Foton/Divulgação

Destas novidades, já está à venda no País o Aumark S 135 com câmbio manual. De acordo com a montadora, os demais veículos se encontram em processo de homologação. Todavia, a empresa mantém a programação de lança-los no primeiro semestre de 2025.

"Entre nossos próximos objetivos, estão aumentar significativamente nosso market share em todos os segmentos em que atuamos e trazer mais novos veículos para o mercado brasileiro. A Foton tem, por exemplo, alguns dos melhores e mais modernos veículos elétricos e híbridos do mundo. Está nos nossos planos trazer novos produtos com esse perfil para o Brasil", concluiu o Diretor Geral da Foton no Brasil.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião