Mercado

Foton projeta 100 concessionárias no Brasil até 2026 e acelera expansão

A Foton aposta em novo padrão de casas, com foco em pós-venda para ampliar capilaridade em todas as regiões

Andrea Ramos

04 de jul, 2025 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Foton acelera expansão e projeta 100 concessionárias no Brasil até 2026
Foton acelera expansão e projeta 100 concessionárias no Brasil até 2026
Crédito:Fotos: Andrea Ramos/Estradão
Foton acelera expansão e projeta 100 concessionárias no Brasil até 2026

A Foton do Brasil está colocando em prática um plano ambicioso para fortalecer sua presença no mercado nacional. Com 52 pontos de distribuição ativos atualmente, a marca pretende encerrar 2025 com 82 concessionárias. Ou seja, até o final do ano a empresa vai inaugurar mais 30 lojas.

Segundo o diretor de operações da montadora, Fábio Pontes, a estratégia envolve não apenas ampliar a rede. Mas também estabelecer um padrão global de concessionárias, que já começa a ganhar forma, tendo como referência a unidade Foton Carueme, localizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

VEJA MAIS:

Crescimento nacional e foco no pós-venda

De acordo com Pontes, a rede da Foton está em plena expansão, com mais de 30 novos projetos em andamento. Algumas unidades já contam com terreno e obras em andamento. Enquanto outras buscam áreas estratégicas para instalação. A marca prioriza a abertura de casas em todas as capitais brasileiras e principais cidades de cada estado, com foco especial nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Foton acelera expansão e projeta 100 concessionárias no Brasil até 2026
Foton Carueme de Ribeirão Preto tem showroom, oficina ampla capaz de atender veículos da concorrência e estrutura de peças - Fotos: Andrea Ramos/Estradão

“O objetivo é garantir cobertura nacional. Algumas cidades terão uma concessionária, outras poderão contar com dois ou mais pontos, dependendo da demanda local”, explica o executivo. Ainda segundo ele, além da venda de veículos, o atendimento de pós-venda será essencial em todas as unidades. “Não adianta vender se não houver suporte para a segunda venda, que é o serviço de manutenção e peças”, acrescenta.

Novo padrão global e atendimento multimarcas

Para manter a identidade da marca em todo o País, a Foton adota um padrão global para suas concessionárias. Isso significa que o cliente encontrará o mesmo layout, fachada e estrutura de serviços em qualquer unidade. Nesse sentido, a Carueme, por exemplo, já segue esse modelo atualizado, com área ampla para showroom, atendimento de peças e oficina, incluindo para veículos de outras marcas.

Além disso, a rede contará com diferentes classificações de concessionárias, variando de acordo com o porte e a estrutura oferecida. Dessa forma, as casas de nível A e B atenderão todo o portfólio de produtos e serviços da marca, com áreas entre 3 e 6 mil m². Já os pontos C terão metragens menores. Inclusive poderão atuar de forma segmentada, com foco em vendas ou serviços.

Outro diferencial do projeto é a possibilidade de as oficinas trabalharem como multimarcas. Isso permite atender veículos de diferentes fabricantes. O que garante volume e rentabilidade para os concessionários, além de criar oportunidades para apresentar os produtos da Foton a novos clientes.

Rede preparada para os lançamentos futuros

A expansão da rede também prepara o terreno para os próximos lançamentos da Foton no Brasil. A marca, que já comercializa caminhões leves, médios e semipesados e picapes, trabalha na homologação do modelo Wonder. Ou seja, um semileve com vocação urbana. Mas Fábio adianta que a marca prepara novidades que podem ser divulgadas ainda neste ano.


Seja como for, a intenção da Foton é ser uma empresa full liner. Assim, oferecer de picapes a caminhões extrapesados. Por isso, a aposta é ampliar a rede e encerrar 2026 com 100 concessionárias. Do mesmo modo, aumentar a oferta de peças e serviços.

“Algumas cidades, devido ao fluxo de veículos pesados, exigirão estruturas maiores, com oficinas mais completas. Em outros casos, o foco será no atendimento rápido e estratégico em rodovias e municípios com alto potencial de serviços”, ressalta Fábio Pontes.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião