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Foton lança caminhões de 6,5 e 11 t e terá semipesados em 2021

A Foton apresenta os caminhões Citytruck 6.5-15, de 6,5 toneladas, e 11-16, de 11 t de Peso Bruto Total (PBT) no Brasil. O leve terá preço sugerido de R$ 177 mil e médio, de R$ 199 mil

Andrea Ramos

02 de dez, 2020 · 9 minutos de leitura.

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Foton lança caminhões de 6,5 t e 11 t e anuncia que seus modelos semi-pesados chegam em 2021
Crédito:Foton/Divulgação
Foton lança caminhões de 6,5 t e 11 t e anuncia que seus modelos semi-pesados chegam em 2021

A Foton lançou nesta quarta-feira (2) os caminhões Citytruck 6.5-15, de 6,5 toneladas, e 11-16, de 11 t de Peso Bruto Total (PBT) no Brasil. O leve terá preço sugerido de R$ 177 mil e médio, de R$ 199 mil. De acordo com informações da Foton, a partir de 2021 a marca trará outro leve da família, o 9-16, de 9 t. E também trará caminhões semipesados vocacionais para preencher o espaço deixado pela Ford Caminhões.

Os dois novos modelos integram a linha Aumark S. O trem de força é fornecido por marcas conhecidas dos brasileiros. O motor é da Cummins e a transmissão, produzida pela ZF.

No Citytruck 6.5-15, o motor Cummins ISF 2.8 L tem potência de 150 cv e torque de 36,7 mkgf. A caixa ZF 5S 368 é sincronizada e tem overdrive. No caso do Citytruck 11-16, o motor é o Cummins ISF 3.8 L de 156 cv e 51 mkgf. O câmbio é ZF 6S 500, também sincronizado e com overdrive. As duas versões têm janela para tomada de força (PTO). Aliás, o 9-16 terá o mesmo trem de força do 11-16.


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Tanque de diesel tem até 200 litros de capacidade

Os dois motores têm injeção de diesel do tipo common rail e tratamento dos gases de escapamento com tecnologia SCR. As novas versões da família Aumark S são, segundo informações da Foton, as únicas da categoria com tanques de ar e de combustível de alumínio com grande capacidade.

No Citytruck 6.5-15, que tem distância entre os eixos de 3.800 mm, no tanque de diesel cabem 120 litros. O reservatório do Citytruck 11-16 tem capacidade para 200 litros. No caso do Citytruck 9-16, o tanque será de 160 litros.


Entre os diferenciais da gama, a Foton aposta na ampla oferta de itens de série. De acordo com dados da marca, vários equipamentos vendidos como opcionais na concorrência vêm de fábrica.

O Citytruck 6.5-15 tem largura interna de 1.690 mm e o Citytruck 11-16 tem largura interna de 1.880 mm. O modelo 9-16 terá as mesmas dimensões do modelo de 11 t.

Foton aposta na ampla oferta de equipamentos

De porta a porta, a largura da cabine é de 1.880 mm para a versão 6.5 toneladas e de 2.060 mm no caso dos 9 e 11 toneladas. A altura interna do piso ao teto é de 1.400 mm para todas as versões. Da parede traseira ao para-brisa na região central das cabines a medida é de 1.480 mm.


Nos dois modelos há defletores de ar de série. O equipamento contribui com a aerodinâmica, principalmente nos veículos é implementado com baú. No Citytruck 11-16, o volante, com regulagem de altura e profundidade, têm teclas multifuncionais.

Há sistema multimídia, sistema de pareamento de telefone celular e câmera na traseira. Os vidros e as travas das portas têm acionamento elétrico, bem como os espelhos retrovisores. Ar-condicionado e discos de freio nas rodas dianteiras também vêm e fábrica.

O painel de instrumentos é completo. Há indicação da marcha engatada, alerta de falha no trem de força e da proximidade do prazo de revisão. E também de cinto de segurança desafivelado e do travamento das portas. Os bancos do motorista e do carona têm ajustes longitudinal e de inclinação.


Sistemas de segurança

O revestimento interno da cabine mistura tons creme claro e escuro. Segundo informações da Foton, o material tem alta resistência e é fácil de limpar. Há ainda vários equipamentos voltados à segurança. A Foton informa que os novos caminhões atendem as regras europeias (ECE R29), para colisões.

Além dos freios ABS (obrigatórios por lei), há sistema de distribuição de frenagem EBD, sensor de obstáculos na traseira e luzes de uso diurno (DRL). Os novos caminhões têm freio a ar da WABCO. A versão Citytruck 6.5-15 é o único da categoria no País com o sistema na dianteira e na traseira.


Por ora, modelos virão da China

“Esses veículos serão um novo marco na história da logística urbana brasileira", afirma o CEO da Foton no Brasil, Márcio Vita. "São caminhões que trazem, de série, itens de conforto e segurança que até então só eram encontrados como opcionais”, diz o executivo.

Inicialmente, os novos Aumark S serão importados da China. Os caminhões, lançados no mercado chinês em 2018, somam cerca de 280 mil unidades vendidas. "Há boa expectativa com relação ao desempenho de vendas, uma vez que os veículos trazem atributos de qualidade superiores aos concorrentes e os preços são competitivos”, diz Vita.

Diretor de desenvolvimento de produto da Foton, Eustáquio Sirolli avalia que o momento é oportuno para a chegada dos novos caminhões. Ele se refere à expansão do volume de transportes sobretudo em áreas urbanas. A marca projeta conquistar 4% de participação no segmento já em 2021.


Foton ampliará rede, oferta de produtos e novas tecnologias

Durante o lançamento da nova linha, a Foton revelou detalhes de sua estratégia para o País. Isso inclui a vinda da gama de semipesados em 2021. Diretor de desenvolvimento da marca, Ricardo Mendonça de Barros diz que o objetivo é ocupar o espaço aberto pela saída da Ford Caminhões do Brasil.

A rede atual é composta por 36 concessionárias sendo que 26 eram da Ford. A marca focará modelos vocacionais, direcionados ao mercado de construção civil, coleta de lixo e transporte de bebidas. A marca informa que também está criando a Associação Nacional de Revendedores Foton (Abrafoton).


Para a nova gama de veículos a marca oferecerá vantagens para atrair novos consumidores. A linha chega com garantia de três anos ou 100 mil quilômetros, de para-choque a para-choque. Além disso, nas duas primeiras revisões, de 20 mil e 40 mil quilômetros, a mão de obra é grátis.

Outro destaque é a parceria com o banco Santander para oferecer linhas de crédito facilitadas para a compra dos novos caminhões.

Atualmente, a Foton produz caminhões semileves de 3,5 t em Guaíba (RS) com a Gefco. A marca também testa, juntamente com o Carrefour, um modelo a gás com PBT de 2,8 t.


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