A Foton acelera sua estratégia de eletrificação no Brasil com a pré-venda do utilitário eWonder, que já conquista clientes mesmo antes do lançamento oficial, previsto para o início de 2026. Embora a marca tenha revelado a versão a gasolina no ano passado — antes da estreia da elétrica — esse modelo ainda passa pelo processo de homologação. Já o eWonder, totalmente elétrico, se antecipou no mercado e iniciou operações comerciais de forma concreta.
Assim, logo após testes extensos, a empresa EVolution Mobility, especializada em soluções sustentáveis e inovação em logística, decidiu adquirir as 10 unidades disponíveis. Todas serão dedicadas às operações da Petlove, maior petshop online do Brasil.
- VEJA MAIS:
- Renault apresenta Trafic Van E-Tech com recarga em 20 minutos
- Utilitário PV5 da Kia chega ao Brasil no 2º semestre de 2026
- Viajamos no Mercedes-Benz O500U, o mais forte da América Latina
Durante 21 dias, o modelo enfrentou diferentes condições de uso em centros urbanos e corredores logísticos. Dessa forma, segunda a empresa, os resultados reforçaram o potencial do eWonder como solução madura para aplicações reais.
CEO da EVolution Mobility, Lucas Zanon, o desempenho evidenciou que “veículos elétricos leves, como o eWonder, já têm maturidade técnica e operacional para atender frotas urbanas com eficiência e custo competitivo”. Além disso, ele destaca que a ampliação da infraestrutura de recarga e a chegada de novos modelos tornam a eletrificação de frotas uma decisão cada vez mais racional.

Tecnologia, robustez e operação simplificada para o dia a dia urbano
O utilitário apresenta sistema de carregamento CCS2 que realiza recargas em cerca de 6 horas. Enquanto a carga rápida leva aproximadamente 1 hora, conforme a potência do equipamento. O freio regenerativo, por sua vez, recupera energia nas desacelerações e melhora o consumo em ciclos urbanos.
Com PBT de 2.550 kg, o modelo traz dimensões ideais para circulação em grandes centros. Com 4.620 mm de comprimento, 1.710 mm de largura e 1.900 mm de altura, o que garante agilidade em ruas estreitas e fácil manobrabilidade em pátios de carga.
A direção elétrica aumenta a precisão em baixas velocidades, enquanto a suspensão dianteira independente eleva o conforto. Na traseira, o feixe de molas entrega robustez e estabilidade mesmo com a capacidade máxima.
Entregas do eWonder
A lista de equipamentos inclui acendimento automático dos faróis, freio de mão eletrônico, assistente de partida em rampa, alarme de ré e vidros elétricos. Assim como distribuição eletrônica de frenagem, sistema ABS com monitoramento de pressão dos pneus e defletor aerodinâmico para maior eficiência energética. Os faróis de LED e os de neblina completam o pacote de segurança.
No interior, o eWonder combina ergonomia, tecnologia e praticidade. O painel digital reúne informações de forma clara, enquanto os diversos compartimentos facilitam o dia a dia de quem atua em rotas de múltiplas paradas. Para operações intensas, a cabine foi pensada para reduzir esforço e aumentar a produtividade.

O diretor nacional de venda e pós-venda da Foton, Mauricio Santana, reforça que “a ausência de sistema de combustível tradicional e a simplificação das partes móveis significam menos falhas mecânicas e menos custos de manutenção. Em operação comercial, isso se traduz em economia real e vantagem competitiva”.
Além disso, a Foton estrutura uma rede preparada para atender o crescimento da eletromobilidade. O centro de distribuição de Itajaí (SC) opera com mais de 7 mil componentes e abastece a rede de concessionárias. E a marca deve fechar 2025 com 80 pontos de atendimento, o que garante suporte técnico, vendas e pós-venda com cobertura nacional.