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Ford Transit com câmbio automático estreia com preço de R$ 274,5 mil

Depois de lançar a nova Transit e iniciar os testes da versão elétrica no Brasil, Ford amplia linha com câmbio automático de 10 marchas

Andrea Ramos

27 de mar, 2023 · 7 minutos de leitura.

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Ford lança Transit com câmbio automático
Ford lança Transit com câmbio automático
Crédito:Ford/Rogélio Golfarb
Ford lança Transit com câmbio automático

A Ford iniciou as vendas da Transit com câmbio automático de 10 marchas. A novidade chega tanto para as versões furgão de carga como para a van de passageiros. Os valores vão de R$ 274,5 mil na versão para cargas até R$ 358,9 mil na gama minibus (17+1).

A transmissão de 10 velocidades é a mesma da Ford F-150. Porém, para a Transit recebeu nova calibração, bem como novo escalonamento de marchas. Seja como for, trata-se de uma caixa que acumula mais de 6 milhões de quilômetros rodados.

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Inteligência a bordo

Ademais, a Ford Transit automática tem sistema Start&Stop e três modos de condução. O motor EcoBlue 2.0 turbodiesel desenvolve 165 cv de potência e 39,7 mkgf de torque desde 1.750 até 2.750 rpm. Com turbo de geometria variável, o motor entrega o torque em um amplo platô.

Segundo o gerente de desenvolvimento do produto da Ford América do Sul, Daniel Santos, apesar do valor mais alto da Transit automática frente à versão manual, há ganhos com relação ao custo total de operação. Isso porque a caixa automática equaliza a frota.

Manutenção

A troca de óleo do câmbio ocorre a cada 250 mil km. Mas, por causa da redução de desgaste de peças, e da redução de componentes como kit de embreagem, o custo de manutenção é 70% menor, garante a montadora.


Ford lança Transit com câmbio automático
Transmissão fica na mesma posição da versão manual, ou seja, integrada ao painel; Foto: Ford/Rogélio Golfarb

"Por tudo isso, o cliente paga rapidamente o investimento feito no veículo com a transmissão automática. Sem mencionar que reduz o estresse do condutor, que não tem que ficar trocando marcha. Garantindo uma direção mais segura e confortável, sem vibrações e asperezas comuns às caixas manuais", diz Santos.

Nesse sentido, conforme estudo da Ford, um motorista profissional faz mais de 750 mil trocas de marcha por ano em um veículo com câmbio manual. Portanto, com a caixa automática esse esforço é eliminado.


Seja como for, a transmissão automática da Transit utiliza uma programação adaptativa de mudança em tempo real. Dessa forma, seleciona a marcha ideal para otimizar o desempenho. "O número maior de relações da transmissão automática permite que o motor funcione mais próximo da eficiência máxima", diz o gerente.

Sistemas avançados de série na Transit

Vale lembrar que a Transit, manual ou automática, conta com recursos de segurança. Todos como itens de série. Como controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo. Assim como sistema de estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac).

Da mesma forma, traz computador de bordo com tela de 2,3", multimídia SYNC Move com tela de 8", Android Auto e Apple CarPlay. Bem como câmera de ré com sensor de estacionamento. O volante multifuncional é elétrico, deixando a condução mais leve e dinâmica. E, na versão com caixa automática, o isolamento acústico foi aprimorado.


Além disso, a versão minibus conta com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa. Assim como piloto automático adaptativo, estribo lateral elétrico e cinto de segurança de três pontos em todos os bancos de série.

Novas versões em breve no mercado

A Ford dentro dessa nova divisão de veículos comerciais, projeta aumentar a família Transit. Nesse sentido, a marca já avalia a versão elétrica com grandes embarcadores do e-commerce no País. Apesar de a fabricante ainda não informar quando o modelo estará disponível ao mercado, entende-se que isso ocorrerá em breve.

Afinal, segundo Santos, os embarcadores têm solicitado a tecnologia. E os que já estão avaliando o veículo estão satisfeitos com os resultados. Outra novidade que chega no segundo semestre é a versão chassi-cabine. Porém, inicialmente apenas na versão manual. "Vamos estudar esse mercado. E entender se esse segmento tem interesse pelo câmbio automático", explica Daniel Santos.


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