A partir do mês de março começa a chegar nas concessionárias a nova geração da Ford Transit. A linha chega mais bem equipada, com sistemas de auxílio à condução de série, além de tecnologias a bordo que ajudam o motorista a fazer média. E custa a partir de R$ 282.900, na versão chassi-cabine.
Para receber essas novidades a gama passa a contar com uma nova arquitetura eletrônica. Em outras palavras, além de um veículo mais conectado, é possível realizar atualizações por nuvem. Do mesmo modo, as respostas são mais rápidas em situações de falhas e diagnósticos.
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Por essa razão, no pacote de novidades está o novo cluster digital para todas as versões de 8”. Assim como a central multimídia de 12”.
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Segurança embarcada com itens de série
A linha de utilitários da Ford se destaca no mercado por oferecer desde o seu relançamento no País um pacote de sistemas de segurança. Entre eles, controle de torque em curvas, controle eletrônico anticapotamento, estabilização de vento lateral. Além de controle de carga adaptativo e sensor de estacionamento traseiro.
Nesse sentido, há ainda, por força de lei, o controle eletrônico de estabilidade, bem como o controle de tração. Mas agora, como novidade, a linha recebe piloto automático adaptativo, assistente de frenagens de emergência e assistente de permanência em curvas. Além disso, a câmera de ré e o farol de neblina são outras novidades que chegam como série na Ford Transit.
Junto com as novidades de segurança, a Ford aprimora outros itens na Transit. Dessa forma, a gama ainda recebe luz elevada na parte traseira, assistente de ponto cego e espelhos retrovisores com rebatimento elétrico.
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Condutor ganha auxílio na condução e novas versões
A nova geração da Ford Transit ganha de série o Instrutor Eco. Sistema presente nos caminhões pesados, auxilia o motorista na condução. Dessa forma, ajuda a reduzir o consumo de diesel. Assim, o sistema faz a leitura da velocidade, rotação do motor e marcha e vai dando notas, que aparecem no painel. Assim, o condutor pode aprimorar seu desempenho ao volante.
Seja como for, a linha traz também duas novas versões com rodado simples. Ou seja, a furgão de carga, com PBT de até 4,0 t, e a vidrada longa que pode ser usada, por exemplo, em transporte executivo para 18 passageiros ou até van escolar com 29 lugares.
O rodado simples é uma opção que, em determinadas aplicações, amplia o aproveitamento de espaço. Assim como reduz os custos com pneus e pedágio.
Ford Transit tem 22 modelos e 60 opções de configurações
Todavia, a linha Transit conta com 22 modelos entre as versões chassi, furgão, minibus e elétrica. O que amplia o leque para mais de 60 configurações. Nesse sentido, a Transit chassi dispõe das versões curta ou longa (PBT de 3,5 a 4,7 t), com transmissão manual.
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Já a Transit furgão traz as versões de 10,7 m³, 12,4 m³ e Cargo (PBT de 3,5 a 4,0 t). E nas opções de caixa manual ou automática.
Do mesmo modo, a Transit Minibus oferece versões de 15 ou 18 lugares e as vidradas curta ou longa (PBT de 4,1 a 4,6 t), com transmissão manual ou automática. Já a elétrica E-Transit, além da versão chassi, tem os furgões de 9,5 m³, 10,7 m³, 11,0 m³, 12,4 m³ e 15,1 m° (PBT de 3,5 a 4,2 t).
O motor não passou por alterações. Trata-se do EcoBlue 2.0, com potência de 165 cv e torque de 39,7 mkgf. Que pode ser combinado com a caixa manual de seis marchas e a automática, de 10 velocidades, que agrega os quatro modos de condução: normal, eco, escorregadio e rebocar/transportar.