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Ford Pro cresce mais de 50% e aposta em veículos comerciais por assinatura no Brasil

Por meio do serviço de assinatura, Ford Pro quer aumentar a presença da Ranger e da Transit no País, incluindo a versão do furgão a bateria

Andrea Ramos

21 de mai, 2025 · 6 minutos de leitura.

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Ford Investe em assinatura de veículos comerciais para ampliar sua presença no País
E-Transit Furgão L4H3_1
Crédito:Fotos: Ford
Ford Investe em assinatura de veículos comerciais para ampliar sua presença no País

A divisão de veículos comerciais da Ford segue em ritmo acelerado no Brasil. Nos primeiros quatro meses de 2025, a marca vendeu 3 mil unidades sob o programa Ford Pro, um crescimento de mais de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Para efeito de comparação, durante todo o ano de 2024, foram comercializadas 7,2 mil unidades dentro desse modelo de negócio.

De olho nesse mercado em expansão, a Ford reforça sua estratégia com soluções completas para frotistas, pequenos empresários e o agronegócio. Além de ampliar a produção e o portfólio de serviços, a montadora aposta alto no modelo de assinatura de veículos comerciais, entre eles as versões modificadas.

“O cliente não precisa comprar o veículo e procurar um terceiro para fazer a transformação. Entregamos tudo pronto, certificado pela Ford. Assim, ele pode focar no negócio dele”, diz o diretor da divisão de veículos comerciais da Ford América do Sul, Guillermo Lastra.

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Veículos adaptados sob demanda

Dessa forma, a proposta permite que empresas contratem veículos já modificados de fábrica para suas operações específicas. Ou seja, com manutenção e serviços inclusos em um único contrato. Segundo a marca, o modelo facilita a renovação e ampliação da frota sem comprometer o capital de giro.


O serviço vem ganhando força entre os comerciais leves. Com destaque para a Transit elétrica, lançada em março de 2024. Voltada a operações urbanas e logísticas sustentáveis, a van também tem sido utilizada em áreas rurais e serviços fora de estrada.

Ranger e Transit se firmam no agronegócio

Outro foco da Ford é o agronegócio. A picape Ranger, na configuração voltada para trabalho pesado, e a própria Transit se destacam no transporte de equipes e cargas em fazendas e usinas. “Tem muito funcionário indo para colheitas com a Transit, principalmente em áreas de cana e soja. É um produto que se encaixa muito bem nesse perfil de operação pesada”, explica Lastra.

Para atender a crescente demanda, a Ford anunciou um aumento de 15% na produção da Ranger na fábrica de Pacheco, na Argentina. Além disso, vai reforçar os estoques de peças e a logística na região do Uruguai — o que deve agilizar a reposição de componentes para o Brasil.

Expansão dos serviços e conectividade

Seja como for, outro pilar da estratégia é a ampliação dos serviços móveis, que levam atendimento técnico e manutenção preventiva diretamente aos clientes. Porém, agora, expandindo para as principais regiões agrícolas, além das transportadoras. “A ideia é ir até onde o cliente está, porque para quem opera frotas, tempo parado significa prejuízo”, explica Lastra.

Os veículos comerciais da Ford também contam com sistemas de conectividade embarcada. Assim é possível realizar o monitoramento remoto, diagnóstico de falhas e manutenção preditiva. Segundo a marca, isso garante previsibilidade na operação e redução de custos.


Expectativa de alta em 2025

Embora não revele projeções oficiais, a Ford aposta em um 2025 de forte crescimento no segmento de veículos comerciais. Os resultados obtidos até aqui indicam que o modelo de assinatura e os serviços sob demanda devem continuar puxando o desempenho da marca nos próximos meses.

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