Depois do Brasil, a Ford Otosan aposenta os caminhões da linha Cargo na Turquia. Para o lugar do antigo modelo, a montadora apresenta o F-Line. O sucessor traz novos motores e mais tecnologias. Com projeto feito pela Ford Trucks, que é a responsável pela gama comercial na Europa, os novos modelos vão atender três segmentos do transporte.
Ou seja, aplicações de médio curso, com opções 4x2, 6x2 e 8x2. Assim como as operações rodoviárias 4x2 e 6x4 tratores. E no offroad, há opções 4×4 e 8×4. Vale ressaltar que a linha Cargo foi vendida na América do Sul com produção brasileira até 2019. Entretanto, a marca continuou com a gama na Turquia até este ano, para abastecer países da Europa.
Assim, a partir de 2024, a nova cabine aposta em mais conteúdos tecnológicos e desenho inspirado no F-Max. Por essa razão, tem chances de entrar nos mercados premium europeus. Bem como já ocorreu com o pesado, que foi eleito Caminhão do Ano na Europa.
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O novo Ford F-Line
Seja como for, a nova série Ford F-Line só herda o símbolo oval azul da linha Cargo. Afinal, tudo ficou mais moderno a bordo. A começar pelo painel com um multimídia com tela de 9". O volante multifuncional é o mesmo da gama F-Max.
Outro ponto melhorado foi a posição de dirigir. Nesse sentido, os bancos ganharam mais ajustes de altura e profundidade. O que amplia o conforto para o motorista. Ainda sobre o conforto, além do ar-condicionado, os caminhões chegam com climatizador.
Além disso, de acordo com a Ford, a linha F-Line dá um importante salto em segurança. Com a nova eletrônica embarcada, os veículos contam com 13 sistemas que ajudam a evitar acidentes. Por exemplo, sensores de ponto cego, câmera de ré e sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, além de monitoramento de pressão dos pneus. Há ainda frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros.
Opções de motores
Com relação ao motor, os modelos F-Line contam com duas opções: um de 9 litros e outro de 12,7 litros. A caixa também é da Ford e leva o nome de Ecotorq.
O menor equipará a gama de médios e semipesados, com potência de 330 cv e torque de 143 mkgf. Para esses modelos, há versões com câmbio manual – Eaton ou ZF, a depender da aplicação. Da mesma forma, poderão ter o automatizado de 9 marchas da Ford Trucks.
Já as linhas pesada de longa distância e offroad ganham motor o motor de 12,7 litros nas potências de 420 cv, 450 cv e 480 cv. Os torques alcançam 219,3 mkgf, 235,7 mkgf e 255 mkgf, respectivamente. Ele vem atrelado ao câmbio manual ZF de 16 marchas ou o automatizado Ecotorq, também com 16 marchas.
Segundo a Ford, as primeiras unidades chegam ao mercado europeu a partir de fevereiro de 2024, primeiro no mercado turco. Em seguida, irão para o restante da Europa. A Otosan é a única empresa do mundo a produzir caminhões da marca Ford.