Ford inicia testes com o maior caminhão de lixo do Brasil

Modelo atuará com a Marquise Ambiental na coleta de resíduos na cidade de Fortaleza

Ford Cargo Kolector 8x2, o maior compactador do Brasil Crédito: Foto: Ford Caminhões

Com objetivo de possibilitar mais produtividade aos serviços de coleta resíduos, a Ford Caminhões construiu um protótipo em versão 8×2 do Ford Kolector equipado com um compactador de 24 metros cúbicos, o primeiro e, ainda único, com essa capacidade no Brasil. O maior equipamento deste tipo disponível no País tem 21 m³.

O caminhão começa a operar em fase teste nas operações de coleta do Grupo Marquise Ambiental, em Fortaleza (CE), onde atua com o nome de EcoFor. Baseado no Cargo 1723, o modelo entregue é dotado de segundo eixo dianteiro direcional, suspensão pneumática e transmissão automatizada, itens que respondem por aumento de capacidade de carga e conforto para o operador, impactando de maneira positiva na produtividade.

Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental, lembra que caminhões compactadores de lixo com capacidade para 24 m³ já são usados na Europa e outros países, mas no Brasil representa uma quebra de paradigma. “É uma solução logística para o segmento de limpeza urbana que possibilita transportar a mesma carga com menos viagens ao aterro sanitário, o que significa menos custos diretos e indiretos, menor quilometragem e desgaste. E o benefício não é só para a frota, pois também reduz as emissões e o número de veículos rodando na rua.”

Por ser identificada como uma operação severa, na qual os veículos costumam operar de 16 a 20 horas por dia, Studart reforça a tendência do segmento em buscar ferramentas capazes de aumentar a produtividade. “Ao escolher um caminhão, buscamos um produto que dê economia direta na operação, tanto em consumo quanto em performance, na dirigibilidade e custeio de manutenção, o que está ligado à robustez e durabilidade do veículo, bem como à disponibilidade do equipamento para produzir.”

A Marquise Ambiental é considerada a terceira maior empresa de limpeza urbana do País. Além de Fortaleza, atua nas cidades de Caucaia (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), São Gonçalo (RJ), Manaus (AM) e nas paulistas Osasco, Taubaté e São Sebastião. A empresa já foi parceira da Ford em outras colaborações de desenvolvimentos, como no caso da transmissão automatizada Torqshift.

Dentre veículos próprios e terceirizados, a Marquise Ambiental dispõe de uma frota de 1.000 unidades, 60% deles da marca Ford, especialmente o Kolector 1723. De acordo com a fabricante, como se trata de um modelo vocacional, o caminhão sai de fábrica preparado com dispositivos que simplificam a instalação do compactador e a operação, como escapamento vertical, chassi reforçado, suspensão recalibrada, para-choque estreito, protetor do radiador, câmeras de freio tipo pistão, tomada de força traseira e bancos de vinil, que facilita a limpeza.


Notícias relacionadas