A Ford Pro está presente na LAAD 2025, a maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada de 1º a 4 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro. A marca exibe oito veículos especiais para uso militar e de resgate, na maior apresentação da montadora no evento.
- VEJA MAIS:
- Daimler projeta caminhão militar autônomo em parceria com a ARX Robotics
- Motorhome GVX Epic tem alcance de 2.900 km e custa mais R$ 4 milhões
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
A exposição inclui quatro versões da picape Ranger, três modelos da van Transit e um SUV Territory, todos modificados para aplicações de segurança e resgate. A Ford Pro desenvolveu os veículos adaptados em parceria com as empresas Flash, Raytec e Engesig.

De acordo com Fúlvio Ferrari, gerente de produto da Ford Pro, o setor de defesa e segurança é um dos mais exigentes em questões de desempenho, robustez e durabilidade dos veículos. “Mostramos na LAAD alguns exemplos das soluções que desenvolvemos, usando a nossa linha renovada de produtos e experiência global de engenharia para oferecer o que há de mais avançado às corporações”, afirmou.
Principais produtos da Ford na LAAD 2025
Entre os modelos apresentados, a Transit de Resgate é uma ambulância de suporte avançado à vida, voltada para bombeiros e operações rodoviárias. Conforme dados do fabricante, o modelo pode transportar dois pacientes. Já a Ranger de Defesa Civil, baseada na versão XLS, conta com cerca de 25 itens específicos para serviços de busca e resgate, incluindo drone, câmeras, equipamentos de mergulho e até um canil.

Outra picape, a Ranger da Polícia Rodoviária Federal possui adaptações como para-choque de impulsão, rádio e barras de proteção na caçamba. Além disso, a Ford Pro também exibe a Ranger de Patrulha, com capota e cela climatizada na caçamba. Os dois modelos também usam a Ranger XLS como base.
Por fim, a Ford apresenta o Territory da Polícia Militar, projetado para missões de patrulha e transporte de detentos. Os diferenciais do modelo são o quebra-mato, sinalização e compartimentos para armamentos.

A LAAD é um evento fechado para membros das polícias, forças armadas, autoridades e profissionais do setor. Em sua última edição, recebeu mais de 36 mil visitantes, incluindo delegações de 60 países.