A linha Transit 2026 da Ford Pro acaba de ganhar dois novos modelos voltados para operações comerciais que exigem maior capacidade de carga ou flexibilidade no transporte de passageiros. As novidades são a Transit Furgão Cargo, com peso bruto total (PBT) de até 4 toneladas, e a Transit Vidrada Longa com teto alto e rodado simples, projetada para fretamento, traslados e transporte executivo.
- VEJA MAIS:
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
- Conheça as 'Big Four', as maiores fabricantes de caminhões da China
- Fiorino elétrico por assinatura: startup aposta na conversão de furgões para frotas
De acordo com a montadora, a Transit Furgão Cargo entrega 500 kg a mais de capacidade em comparação à versão anterior. Segundo Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul, a maior carga útil otimiza a operação da frota. “Como o veículo sai carregado de manhã e roda até completar o roteiro de distribuição, uma carga útil maior permite otimizar a operação diária, fazendo mais entregas por viagem”, explica.

Além disso, a Ford indica o modelo com PBT ampliado para transformações específicas, como adaptação para ambulâncias e UTIs móveis que transportam equipamentos mais pesados.
Ford Transit 2025 Vidrada Longa tem bagageiro integrado
A Ford projetou a nova Transit 2026 Vidrada Longa, na configuração L4H3, para operadores que precisam de espaço para bagagens sem abrir mão da lotação máxima de passageiros. De acordo com o fabricante, essa arquitetura permite instalar um assoalho flutuante na traseira, com um porta-malas embaixo e a estrutura dos bancos acima.
A versão pode ser configurada para transporte executivo com até 18 lugares ou transporte escolar com no máximo 29 assentos, mantendo espaço separado para malas. Ademais, a Ford oferece a Transit Vidrada Longa preparada de fábrica para receber a disposição de assentos mais adequada a diferentes aplicações de transporte coletivo.

Linha 2026 traz mais tecnologia e recursos de segurança
As duas novas versões trazem os aprimoramentos aplicados a toda a linha Transit 2026. Entre as atualizações, destacam-se a nova arquitetura eletrônica, agora oito vezes mais rápida, bem como a capacidade de receber atualizações remotas. Além disso, o painel de instrumentos é digital, com tela de 8 polegadas, e inclui o sistema Eco, que orienta o motorista a conduzir de forma mais econômica. A central multimídia tem monitor de 12 polegadas.
Os modelos também incorporam itens de segurança e assistência de condução. Dessa forma, a lista inclui sistema de monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, sistema de manutenção na faixa, câmera de ré, faróis automáticos, entre outros.

O motor da Transit 2026 é o 2.0 EcoBlue diesel de 165 cv de potência e 39,7 mkgf de torque. A Ford oferece os modelos no Brasil com opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de 10 velocidades.
Em contato com o Estradão, a Ford Pro informou que os preços das novas versões da Transit 2026 são divulgados somente sob consulta, "pois envolve negociação na maior parte dos casos".