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FNM D9 e D11 são os caminhões de destaque da Expoclassic 2025

Modelos raríssimos da primeira montadora de caminhões do Brasil serão atrações em mostra de veículos antigos, a Expoclassic, de 22 a 24 de agosto em Novo Hamburgo (RS)

Redação

31 de jul, 2025 · 9 minutos de leitura.

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FNM D9 e D11 são os caminhões-destaque da Expoclassic 2025
FNM D9 e D11 são os caminhões-destaque da Expoclassic 2025
Crédito:Fotos: Expoclassic
FNM D9 e D11 são os caminhões-destaque da Expoclassic 2025

Dois caminhões FNM extremamente raros, que marcaram época e ajudaram a construir a economia brasileira, serão as estrelas da Expoclassic 2025. Ou seja, a maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil. Os modelos FNM D9 e FNM D11 ocuparão a ilha central do evento, que será realizado entre os dias 22 e 24 de agosto, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), região metropolitana de Porto Alegre.

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Modelos únicos preservam a memória da indústria nacional

O D9 exposto é simplesmente o único rodando no Brasil. Enquanto o D11 conta com apenas seis unidades no País. A raridade, por si só, já justifica o destaque. No entanto, a importância desses modelos vai além. Em outras palavras, eles representam uma fase crucial da indústria nacional, quando a FNM (Fábrica Nacional de Motores) foi pioneira na montagem de caminhões pesados no Brasil.

Assim, nesta edição da Expoclassic, a organização estima a presença de mais de 1.000 veículos e 24 mil visitantes. Além disso, pela primeira vez, os ingressos podem ser adquiridos no site oficial da Expoclassic.

FNM: a força que moveu o Brasil

Fundada em 1942, em Duque de Caxias (RJ), a FNM surgiu para produzir motores de avião. No entanto, apenas sete anos depois, em 1949, a montadora deu início à produção de caminhões sob licença da italiana Isotta Fraschini e, posteriormente, da Alfa Romeo.


Durante as décadas de 1960 e 1970, a FNM dominou o mercado de caminhões pesados. Em 1977, a marca foi comprada pela Fiat. Assim, tornando-se Fiat Diesel. O encerramento da produção ocorreu em 1985, com 78 mil unidades fabricadas.

FNM D9 e D11 são os caminhões-destaque da Expoclassic 2025
A clássica transmissão que fazia o motorista utilizar as duas mãos para trocar de marcha - Fotos: Expoclassic

D9 e D11 são raridades com histórias fascinantes

O modelo vermelho e branco estampado no cartaz oficial da Expoclassic 2025 e que estará exposto é o FNM D-9500 cabine Brasinca, de 1955. Equipado com motor diesel italiano de 9,5 litros, 6 cilindros em linha, o caminhão desenvolve 130 cv e 60 mkgf de torque, em conjunto com câmbio manual de quatro marchas.

O sistema de transmissão conta com duas alavancas. Uma para as marchas principais e outra para as reduzidas, posicionada no painel, à direita do volante. Dessa forma, o motorista precisa usar as duas mãos para mudar de marcha. E, em algumas situações, até o cotovelo. A cena é tão peculiar que se torna um verdadeiro espetáculo à parte.

Durante anos, esse exemplar trabalhou no transporte de madeira em Perolândia (GO). Assim, reforçando sua robustez e versatilidade.


Já o D11 verde, com cabine Metro e fabricado em 1958, é impulsionado por um motor nacional de 11 litros e 6 cilindros em linha, com 150 cv e 67 mkgf de torque. Também conta com câmbio manual de quatro marchas com dupla alavanca. Esse caminhão atuou no Porto de Vitória (ES) e depois foi transferido para Tombos (MG).

“Rei dos FNM” leva coleção à Expoclassic

FNM D9 e D11 são os caminhões-destaque da Expoclassic 2025
O cartaz oficial traz os dois clássicos da FNM e informações do evento - Fotos: Expoclassic

Ambos os caminhões pertencem ao empresário paulista Osvaldo Tadeu Strada, de 68 anos, conhecido como “Rei dos FNM”. Para ele, participar da Expoclassic é mais do que um hobby, é um ato de preservação da memória nacional.

“É uma satisfação enorme ver esses veículos estampando o cartaz da Expoclassic, ajudando a contar a história da FNM. Marca que foi a base da indústria de caminhões no Brasil”, afirma Strada.

Além dos modelos D9 e D11, ele levará um terceiro exemplar do D11, na cor cinza e também de 1958. Ao todo, sua coleção conta com 31 caminhões antigos, incluindo 21 FNMs, além de GMCs, Volvos, Scanias, Fiat e Mercedes-Benz.


Paixão que nasceu nas estradas da infância

Strada começou a colecionar caminhões em 1998, impulsionado pelas memórias de infância ao lado do pai, que também era caminhoneiro. “Viajei muito com ele por todo o Brasil a bordo de um FNM. Desde então, essa paixão nunca mais saiu de mim”, conta.

Seus veículos estão abrigados em um pavilhão localizado em Pilar do Sul (SP). As restaurações levam, em média, um ano. Por isso, para garantir a originalidade e funcionamento dos modelos, o colecionador mantém um estoque de peças cuidadosamente selecionado.

“Mesmo sendo antigos, os FNMs são extremamente estáveis na estrada. Sempre que viajo com eles, chamam atenção por onde passam”, completa.

Caminhões, ônibus, motos e muito mais

FNM D9 e D11 são os caminhões-destaque da Expoclassic 2025
Além dos FNMs o evento reúne outros caminhões clássicos - Fotos: Expoclassic

Seja como for, a Expoclassic 2025 contará com um segundo pavimento repleto de caminhões e ônibus antigos, oferecendo uma verdadeira imersão no transporte histórico brasileiro. Um dos destaques será o caminhão de bombeiros Hurricane 95, de 1986, fabricado pela norte-americana E-One. Com 475 cv de potência e 30 toneladas, esse gigante retornará à mostra a pedido do público.


O evento reúne ainda carros, motos, bicicletas e dezenas de estandes com peças antigas, bem como literatura especializada. Ademais, entre as novidades está a participação do Model A Village, parque temático automotivo que será inaugurado em dezembro em Nova Petrópolis (RS). O estande trará um Ford Tudor 1930 restaurado em estado de novo.

A praça de alimentação da Fenac terá ampla oferta de refeições, lanches e bebidas, garantindo conforto e variedade aos visitantes.

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