Com o crescimento das vendas online, os veículos utilitários ganharam ainda mais destaque. De olho nisso, Renault e Volvo, que são do mesmo grupo, se uniram e criaram juntamente com a companhia marítima CMA CGM a Flexis Mobility. Como resultado, a nova empresa criada em 2024 acaba de revelar três modelos baseados na plataforma dos utilitários da Renault.
Projetados para atender a logística urbana sem emissões, os modelos trazem como diferenciais a capacidade de serem personalizados. Ou seja, podem receber diferentes opções de distância entre os eixos, altura e capacidade de carga.
VEJA TAMBÉM
Kia deve trazer vans e furgões elétricos ao Brasil em 2026
Iveco vende 72 S-Way Metallica, caminhão alusivo a turnê da banda
Venda de consórcio de pesados vai crescer 10% puxada pela safra de grãos
Publicidade
Além disso, conforme a Flexis Mobility os clientes podem esperar um alcance, segundo a WLTP de 450 km. Do mesmo modo, uma capacidade rápida de carregamento que pode fornecer uma carga de 80% em menos de 20 minutos.
A empresa também prestou atenção à ergonomia e à segurança do motorista. Nesse sentido, o assento do motorista foi posicionado especificamente para reduzir a tensão no joelho. Isso é importante, pois os motoristas podem ter que entrar e sair do veículo inúmeras vezes por dia.
E para atender as operações urbanas, incluindo em ruas mais estreitas e de difícil acesso, os modelos contam com portas deslizantes. Além de uma versão com porta traseira veneziana. Esta, sendo anunciada como a primeira com esse conceito no veículo. Nesse sentido, graças à altura de 1.900 mm, há fácil acesso entre a cabine e a área de carga.
Estratégias da Flexis Mobility, marca da Renault e Volvo
Seja como for, as vans serão construídas na fábrica da Renault em Sandouville. E as primeiras entregas estão programadas para 2026. A Flexis vai comercializar os veículos diretamente para frotistas e operadores logísticos. Todavia, a distribuição vai ocorrer via Renault, já que a marca possui uma vasta rede em toda a Europa.
Nesse sentido, a Flexis informa que recebeu 10 cartas de intenção de compras de empresas da França, Alemanha e Reino Unido. Entre elas, Colis Privé, DB Schenker e HIVED.
Dessa forma, a empresa está em fase de pré-produção dos modelos. Para isso, a marca avaliou 20 protótipos que acumularam mais de 9 mil horas de condução desde março de 2024.