Você está lendo...
Fiat vai lançar furgão Scudo no Brasil no próximo dia 23 de junho
Notícias

Fiat vai lançar furgão Scudo no Brasil no próximo dia 23 de junho

Irmão gêmeo do Citroën Jumpy e do Peugeot Expert, novo Fiat Scudo virá importado do Uruguai com motor 1.5 turbodiesel e câmbio manual

Redação

15 de jun, 2022 · 5 minutos de leitura.

Fiat Scudo
Fiat anuncia chegada do furgão Scudo no Brasil ainda neste mês
Crédito:Fiat/Divulgação

A Fiat apresentou uma prévia do seu novo veículo comercial no Brasil. Trata-se do Scudo, furgão compacto que a montadora italiana apresentará oficialmente por aqui no próximo dia 23 de junho. Em comunicado, a marca italiana diz que o furgão terá bons custos operacionais e, ainda, conforto de automóvel. Seja como for, por aqui, a montadora do grupo Stellantis já comercializa no Brasil os comerciais leves Fiorino e Ducato.

LEIA TAMBÉM
Fiat lança novo Doblò elétrico na Europa

Ou seja, o novo Fiat Scudo virá justamente preencher a lacuna entre esses dois modelos. Assim, substituirá o velho Doblò, que sai de linha também por causa dos novos limites de emissões e ruídos do Proconve L7. Vale dizer que Fiorino e Ducato estão entre os comerciais leves mais vendidos, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave). Dessa forma, o novo furgão tem tudo para se dar bem no mercado brasileiro.


O objetivo da marca é ampliar a participação nesse segmento com o Scudo. Na Europa, a van voltou renovada ao mercado em 2021. Por lá, a Fiat oferece o utilitário em três configurações: furgão de carga, van para passageiros e cabine-chassi. Assim, compartilha a mesma base da minivan Ulysse, que é ideal para o trabalho e para a família, por isso tem opções de seis e nove assentos. Lá, a mecânica traz motor turbodiesel e os câmbios manual ou automático.

Irmão do Expert e do Jumpy

Da mesma forma que a Peugeot fez com a Fiorino, que virou Partner Rapid, a Fiat traz o Scudo, que é a versão da marca sobre o Peugeot Expert e o Citroën Jumpy. Os três são muito parecidos por fora e por dentro, e praticamente gêmeos quando vistos de perfil. Inclusive, o modelo da italiana será feito mesma linha de montagem das vans francesas, da fábrica da Nordex, no Uruguai, de onde virá importado e livre de impostos ao Brasil.

Em relação à mecânica, tudo leva a crer que o Fiat Scudo terá o mesmo conjunto mecânico dos irmãos de Citroën e Peugeot. Ou seja, motor 1.5 turbodiesel Blue HDI de 120 cv de potência e 30,6 mkgf de torque máximo combinado ao câmbio manual de seis marchas, com tração dianteira. Ele tem sistema de tratamento dos gases de escape que utiliza o Arla 32. Dessa forma, está dentro das novas regras de emissões de poluentes.


Por ora, a Fiat mostra apenas uma imagem da dianteira do Scudo. Dá para notar que o modelo será visualmente idêntico ao similar europeu. A carroceria é a mesma dos "irmãos gêmeos" da Peugeot e da Citroën, mas o modelo da marca italiana tem elementos próprios de estilo na dianteira, como grade e para-choques com luzes diurnas de LEDs.

Novo Fiat Fiorino

O breve lançamento da Fiat vai complementar a sua estratégia para ganhar mais participação no mercado de furgões brasileiro. No fim do ano passado, a empresa lançou a linha 2022 do furgão Fiorino. O modelo que está sendo produzido em Betim, Minas Gerais, ganhou visual atualizado. Além disso, mais itens de série e motor até 11,8% mais econômico. Segundo a Fiat, o 1.4 Evo flex atende as normas L7 (equivalentes à Euro 6). O modelo, que tem versão única, batizada de Endurance 1.4, tem preço sugerido de R$ 99.900

Deixe sua opinião