A Fiat Professional anunciou o lançamento do Tris, um minicaminhão elétrico de três rodas projetado para entregas urbanas. Com autonomia de até 90 quilômetros e recarga em tomada doméstica, a montadora vai produzir o veículo no Marrocos e, a princípio, oferecê-lo em países da África e do Oriente Médio.
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Além disso, o modelo será vendido em três configurações: chassi-cabine, plataforma e picape. Conforme anunciado pela montadora, o veículo tem como público-alvo pequenos comerciantes, prestadores de serviço e operadores logísticos que atuam no last mile, a última etapa da entrega urbana.
Nome remete à configuração de três rodas
Desenvolvido pelo Centro Stile da Fiat na Itália, o Tris é um veículo compacto, com 3,17 metros de comprimento e raio de giro de 3,05 metros. Seu nome faz referência ao número três em italiano.

Segundo o fabricante, a proposta do veículo é atender a operações em vias estreitas e de tráfego intenso. O compartimento de carga comporta até 540 kg. Ainda de acordo com a Fiat, parceiros certificados ou o próprio comprador podem adaptar o modelo para diferentes aplicações.
O sistema de tração do Tris usa uma bateria de lítio com 6,9 kWh, que recarrega completamente em menos de cinco horas em tomadas elétricas convencionais. Conforme dados da marca, o motor elétrico do veículo entrega 12,2 cv de potência e 4,5 mkgf de torque. O minicaminhão alcança até 45 km/h.
Solução simples
Entre os equipamentos de série, o Tris inclui painel digital de 5,7 polegadas, iluminação em LED, entrada USB-C e tomada 12 V. A cabine acomoda um condutor, com posição de direção elevada e espaço para itens pessoais.

O diretor da Fiat na região do Oriente Médio e África, Antoine Burguière, afirmou que a montadora projetou o modelo para as necessidades específicas dos mercados emergentes. “O Tris é uma solução simples, prática e sustentável para a entrega de última milha em centros urbanos movimentados”, disse o executivo.
De acordo com a Fiat, o veículo de três rodas segue os padrões europeus de homologação. A montadora planeja lançar o modelo inicialmente fora da Europa, mas pode expandir para outras regiões futuramente.