O transporte de última milha, focado sobretudo em operações de transporte geradas pelo comércio eletrônico e pequenas empresas, é feito por veículos utilitários de menor porte. Afinal, esse serviço é feito sobretudo em grandes cidades. Assim, além de vans, picapes e furgões médios, há modelos pequenos, como os furgovans Fiat Fiorino, Peugeot Partner e Renault Kangoo.
Até recentemente, esses veículos tinham recursos limitados e ofereciam pouco conforto aos ocupantes. Porém, atualmente as novas versões oferecem equipamentos modernos, como sistema multimídia, ar-condicionado e vidros e travas elétricos. Seja como for, Dessa forma, ndes aliados do transporte de mercadorias nas grandes capitais do País.
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Dos três modelos citados acima, o mais vendido é o da Fiat. Contribui com isso o fato de o Fiorino estar há mais de quatro décadas à venda no mercado brasileiro. Segundo dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, no acumulado dos primeiros três meses de 2025 foram vendidas 3.868 unidades do carro feito em Betim (MG).
Para comparação, o segundo colocado, Renault Kangoo, soma 760 vendas no mesmo período. Em seguida vem o Peugeot Partner, com 156 unidades emplacadas de janeiro a março deste ano.
Entregas técnicas
Seja como for, começando pela versão mais popular, o Fiat Fiorino pode levar 650 kg e tem área para carga com 3,3 m³ de capacidade. Segundo a marca, são 55,2 cm de vão livre em relação ao solo, o que facilita as operações de carga e descarga.
Entretanto, o pênalti do Fiorino é que o compartimento de carga só tem portas na parte traseira. De todo modo, os ângulos de abertura são de 90° e 180°. Conforme a Fiat, na linha 2025 o modelo ganhou novo motor. Trata-se do 1.3 Firefly flexível, que gera até 107 cv e 13,7 mkgf a 4.000 rpm com etanol. A tração é no eixo dianteiro e o câmbio é manual.

O Renault Kangoo tem capacidade de carga de 750 kg e capacidade volumétrica de 3,3 m³. Ou seja, são 100 kg a mais que os dois concorrentes. O modelo da marca francesa também tem como vantagem as portas traseiras com opções de abertura de 90° e 180°, bem como portas laterais deslizantes.
O motor é um quatro-cilindros de 1,6 litro, flexível. Segundo a marca, com etanol a potência é de 114 cv e o torque é de 15,9 mkgf, independentemente do tipo de combustível. Outro destaque do Kangoo é a versão 100% elétrica. O modelo é o único dos três com essa opção.
Já o Peugeot Partner tem compartimento com 3,3 m³ de capacidade volumétrica - a capacidade de carga é de 650 kg. Entre os destaques, a área traseira tem revestimentos para proteção contra impactos, tapete e iluminação. Assim como no Fiorino, só há portas na parte traseira, com até 180° de ângulo de abertura.
O motor é o mesmo do Fiorino. Afinal, os dois modelos utilizam a mesma plataforma, uma vez que Fiat e Peugeot pertencem ao Grupo Stellantis. Ou seja, o 1.3 Firefly flexível de até 107 cv e 13,7 mkgf a partir das 4.000 rpm.
Entregas
Os modelos de Fiat e Peugeot têm itens de série como controle eletrônico de estabilidade (isso é lei) e tração, bem como alerta de frenagem de emergência, que aciona automaticamente o pisca alerta e as luzes de freio para evitar colisões traseiras. Além disso, há assistente de saída em rampas e vias íngremes, que evita que o modelo volta nas arrancadas.

Renault Kangoo elétrico
Em 2024, a Renault mostrou no Brasil o Kangoo E-Tech renovado. O furgão de carga com motor elétrico ganhou desenho mais moderno, igual ao do "irmão" com motor a combustão. O conjunto elétrico tem potência de 90 kWh, equivalente a 120 cv, além de 25 mkgf de torque.
Segundo a marca, a autonomia é de até 210 km. Os dados são do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro. Além disso, o utilitário tem capacidade de até 800 kg de carga útil. A área para mercadorias é de 4,3 m³.