Notícias

Fiat atualiza motores do Fiorino e Scudo, que ficam mais potentes e econômicos

Novos motores garantem mais potência, torque e menor consumo de combustível para os furgões da Fiat

Thiago Vinholes

16 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat, Scudo, Fiorino
Scudo e Fiorino estão mais potentes e econômicos
Crédito:Fiat/Divulgação

A Fiat apresentou atualizações para os modelos comerciais Scudo e Fiorino, focadas em novos motores que aumentam a potência e reduzem o consumo de combustível. Conforme anunciado pela montadora, essas mudanças oferecem melhor custo-benefício e desempenho para os utilitários.

Fiat Scudo adota novo motor 2.2 Turbodiesel

O Fiat Scudo agora conta com o motor 2.2 Turbodiesel, que entrega 150 cv de potência e 37,7 mkgf de torque. Comparado ao propulsor anterior, o 1.5 BlueHDi, houve um incremento de 30 cv e 7,1 mkgf. Além disso, o veículo também melhorou o consumo de combustível. De acordo com o fabricante, o furgão atualizado alcança 12,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. Ou seja, teve ganhos de 4,2% e 15,1%, pela ordem, em relação a linha 2024. A transmissão manual de seis marchas é a mesma da gama anterior.

Fiat, Scudo
Scudo trocou o motor 1.5 HDi pelo 2.2 Turbodiesel - Fiat/Divulgação

Além disso, com o novo motor, o Scudo reduziu o tempo de retomada de 60 a 100 km/h para 7,5 segundos e de 80 a 100 km/h para 10,9 segundos, apresentando melhorias de 2 segundos, em média, conforme dados da Fiat. A despeito de ter ficado mais ágil, o modelo preserva a capacidade de carga de até 1,5 tonelada, com 6,1 m³ de volume útil e 1,97 metro de altura.

Publicidade

O furgão também mantém a configuração de portas traseiras com abertura de 180 graus e a lateral deslizante, bem como o visual inalterado, tanto no exterior quanto no interior.

Fiat, Scudo
O Scudo comporta até 1,5 tonelada de carga - Fiat/Divulgação

Fiorino troca motor 1.4 Fire pelo 1.3 Firefly

O principal destaque do Fiorino atualizado foi a substituição do motor 1.4 Fire, descontinuado pela Fiat, pelo 1.3 Firefly. De acordo com a montadora, o novo propulsor gera até 107 cv de potência e 13,6 mkgf de torque com etanol. Em comparação com a linha anterior, houve um aumento de 31 cv e 1,4 mkgf. Ademais, essa mudança resultou em uma melhoria no consumo do veículo, que registra 8,7 km/l no regime urbano e 9,6 km/l no ciclo rodoviário com etanol, representando melhorias de 7,27% e 14,56%, respectivamente. O câmbio do carro é manual de cinco marchas.

Fiat, Fiorino
A Fiat oferece o Fiorino apenas na versão Endurance - Fiat/Divulgação

A Fiat também atualizou a lista de equipamentos do Fiorino. Agora, o modelo vem de fábrica com direção elétrica, sensor de temperatura externa e sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Itens como ar-condicionado e vidros elétricos continuam disponíveis de série.


A capacidade de carga do veículo é de até 650 kg, com volume útil de 3,3 m³. Da mesma forma que o Scudo, as portas traseiras do Fiorino possuem abertura de 180 graus, e o modelo conta com controle de estabilidade, alerta de frenagem de emergência e assistente de partida em rampa.

Fiorino
A capacidade máxima de carga do Fiorino é limitada a 650 kg -Fiat/Divulgação

Disponibilidade nas concessionárias

Os modelos atualizados estarão disponíveis em breve na rede de concessionárias da marca do grupo Stellantis. O Scudo será oferecido nas versões Cargo e Multi, enquanto o Fiorino estará disponível na versão Endurance. Por enquanto, a Fiat não divulgou a tabela de preços dos modelos renovados.


Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião